PUBLICIDADE

Semana decisiva nas competições internacionais

Por Lúcio Filho

Após uma semana de “folga” na Série A do Campeonato Brasileiro, Ceará e Fortaleza entram em campo em semanas decisivas nas competições internacionais que disputam: Copa Sul-Americana e Libertadores da América, respectivamente.

 

Ceará

Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Ceará enfrenta na terça-feira (26/04) o General Caballero, no Paraguai. O Alvinegro nem voltou para Fortaleza após enfrentar a Tombense pela Copa do Brasil. Está no Rio de Janeiro onde permanece até domingo, quando viaja para Assunção. Na segunda-feira realiza um treino na capital paraguaia para o compromisso do dia seguinte pela Copa Sul-Americana.

Até agora, o Ceará está com 100% de aproveitamento na Sula. Empate ou vitória no Paraguai seria um excelente resultado para as pretensões do Ceará de avançar para as oitavas de final da competição. Vencendo ou empatando contra o General Caballero, o Ceará não será alcançado na terceira rodada e vai iniciar o returno da Copa Sul-Americana na liderança e com tranquilidade para fazer o dever de casa: vencer La Guaira e General Caballero e poder ir à última rodada dependendo apenas de si para seguir na competição.

 

Fortaleza

Foto: Fabiane de Paula/SVM

Apesar da “folga” na Série A, o Fortaleza não deixou de enfrentar uma maratona. Se dividindo entre Copa do Brasil e a decisão do Campeonato Cearense, o Leão joga contra o nesse fim de semana e volta a campo pela Libertadores na quarta (27/04) contra o Alianza Lima, no Castelão.

Na Liberta, a situação do Leão está longe de ser tranquila, mas, matematicamente, ainda é possível sonhar com classificação para as oitavas de final. Para isso, o Fortaleza precisa fazer o dever de casa nos próximos compromissos que têm pela frente: primeiro o Alianza Lima e depois o River Plate. Para manter o sonho vivo, o Tricolor do Pici ainda precisa beliscar pontos fora de casa nas partidas contra o time peruano e Colo Colo.

Ao Fortaleza, cabe pensar em fazer história na Libertadores, mas vale ressaltar que brigar por um terceiro lugar e seguir às oitavas de final da Sul-Americana não seria um mau resultado, até por ser estreante na competição e por ter caído em um grupo com adversários complicados. Porém, até para brigar pela terceira colocação do grupo o Leão precisa confirmar os primeiros três pontos. Nada melhor que uma vitória diante do Alianza Lima tendo o torcedor como principal testemunha.

 

A sequência

 

A agenda dos cearenses na Série A do Campeonato Brasileiro promete ser agitada até o fim do ano, ainda mais se ambos conseguirem o objetivo de avançar de fase nas competições internacionais. Isso vai ser um incentivo importante para as competições.

Entretanto, especialmente a Série A é uma competição que nenhum dos dois pode desprezar. Por ser uma competição de pontos corridos cada jogo importa e priorizar, sem critério, uma outra competição pode custar caro.

Na quarta rodada, o Ceará enfrenta o Bragantino, no Castelão, enquanto o Fortaleza tem compromisso contra o Corinthians fora de casa. É importante que ambos pontuem nas primeiras rodadas e se mantenham bem longe da zona de rebaixamento para que tenham condição de crescer no decorrer do campeonato.

 

Decisão do Campeonato Cearense

 

Nesta sexta, começa a decisão do Campeonato Cearense e a Rede ANC vai acompanhar tudo de perto. O Fortaleza busca mais um tetracampeonato, enquanto o Caucaia, que já fez história, quer ir mais longe.

Se conquistar o título, o Caucaia também conquista a vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste em 2023 e vai mandar o Ceará para a fase preliminar do Nordestão. O Ferroviário já está na preliminar da Lampions, que vai ser disputada no fim deste ano.

A Raposa Metropolitana já garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil do ano que vem, independente do resultado da final. O favoritismo é do Fortaleza, mas a vontade do Caucaia de fazer história é grande.

 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no print
Imprimir