A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ferramenta prevê a abertura de empresas através do WhatsApp

Com o objetivo de simplificar a abertura de empresas no Ceará, o Governo do Estado lançou o serviço “Empresas Mais Simples: Abre no Zap”. Lançada nesta terça-feira (23/04), a iniciativa prevê a formalização de negócios por meio do WhatsApp. O objetivo da ferramenta é reduzir os processos burocráticos envolvidos na formalização de novos negócios, o que pode impulsionar a criação de empregos.

O Ceará se destaca como o primeiro estado brasileiro a oferecer esse tipo de serviço, com o apoio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). A expectativa é que o acesso à abertura de empresas no Estado, que normalmente leva de 3 a 5 minutos pela internet, seja ainda mais simplificado com o uso do WhatsApp, conforme anunciado pelo governo.

Ferramenta prevê a abertura de empresas no Ceará através do WhatsApp
Foto: Helene Santos/Governo do Ceará

Durante a reunião do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou: “Nós hoje temos no Estado do Ceará, uma pessoa consegue abrir o seu negócio em cerca de 3 minutos, mas agora vai poder facilitar o acesso dessas pessoas, que é a possibilidade de elas abrirem a sua empresa pelo WhatsApp”. Ele acrescentou que essa medida permitirá que pessoas de todo o estado, independentemente de idade ou gênero, possam abrir seus negócios de forma rápida e eficiente, obtendo imediatamente os documentos necessários, como alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e o CNPJ.

O gestor também expressou a expectativa de que esse serviço contribua para o aumento do emprego no Ceará, considerando que cerca de 1 milhão de empresas no estado são voltadas para pequenos negócios, representando a maior parte dos postos de trabalho. Embora ainda não haja estimativas sobre o impacto dessa nova modalidade virtual, Elmano enfatizou o compromisso do estado em continuar incentivando a abertura de novos negócios.

O processo de abertura de empresas pelo WhatsApp será gratuito e conduzido por meio de uma conversa entre o empreendedor e um robô no aplicativo, que guiará o usuário até a conclusão do registro da empresa. Os interessados em utilizar esse serviço devem entrar em contato pelo número (85) 3108-2920.

Carolina Monteiro, presidente da Jucec, destacou que essa iniciativa visa alcançar áreas do estado onde há poucos empreendedores formais, buscando assim reduzir a informalidade. Ela acredita que o número de formalizações até o final de 2024 ultrapasse a marca do ano anterior, que registrou mais de 100 mil empresas instaladas com modelo simplificado no Ceará.

“Empreendedor vivia uma saga para abrir empresa. Na Junta, nós criamos um sistema para que tudo pudesse ser feito pela internet. O resultado desse trabalho, da implementação de tecnologia, é que a gente consegue hoje entregar a abertura de empresas pelo WhatsApp”, comentou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir