O Fortaleza empatou com o Palmeiras neste domingo (26) e conseguiu chegar àquela pontuação de corte de permanência na Série do Brasileiro: 45 pontos. Quem alcançou esta pontuação desde 2009, quando naquele ano, o Coritiba foi rebaixado com esta pontuação.
Pela gordura que tem e pelos confrontos diretos que ainda há na parte de baixo da classificação é improvável pensar em rebaixamento do Fortaleza, embora matematicamente ainda seja possível.
Sobre o jogo contra o Palmeiras, o Fortaleza fez um bom primeiro tempo saindo de campo em vantagem. No início da segunda etapa, Tinga teve a oportunidade de fazer 2 a 0 mas chutou para fora. Na sequência, o Leão ficou com um homem a mais quando Gustavo Gomez fez falta em Calebe na entrada da grande área. Por muito pouco não seria pênalti. O mesmo Calebe cobrou à meia altura, a barreira do Palmeiras abre, mas Weverton cai bem apara encaixar no meio do gol, pois o chute saiu fraco.
Quando o jogo parecia se apresentar mais aos tricolores, principalmente após a expulsão, o Palmeiras empatou com Raphael Veiga, aos 20 – o meia achou finalização com categoria de fora da área para igualar o placar.
Com um a mais, o Leão aproveitou os espaços deixados por um sistema defensivo palmeirense pouco seguro e fez o segundo com Calebe, aos 24 minutos da etapa final – o meio-campista tabelou com Thiago Galhardo e bateu na saída de Weverton para fazer um belo gol. Zé Welison teve a chance de ampliar, mas desperdiçou contra-ataque de três contra um. A resposta palmeirense veio com empate em lance de bate e rebate dentro da área que terminou com gol de Zé Rafael.
Briga pelo título
O título da Série A do Campeonato Brasileiro vai ficar somente para as últimas rodadas, com mais um tropeço do Botafogo, mais cedo que empatou com o Santos em 1 a 1 e perdeu a oportunidade de retomar a liderança.
O Alvinegro da Estrela Solitária ainda foi ultrapassado pelo rival Flamengo que venceu o rebaixado América Mineiro por 3 a 0 e chegou à mesma pontuação do Palmeiras 63 pontos, atrás com saldo de gols menor. O Botafogo caiu para a terceira colocação com 62 pontos.
Já o Fortaleza ainda depende só de si para chegar à Sul-Americana, mas para garantir, também a permanência matemática na Série A em 2024 precisa voltar a vencer.
O próximo adversário do Leão é o Bragantino, na quinta-feira (30), em Bragança Paulista. O Massa Bruta perdeu fora de casa por 1 a 0 para o Internacional e saiu da zona de classificação direta para a fase de Grupos da Libertadores.
O Fortaleza ainda encara o Goiás, também no Castelão, no próximo domingo (3 de dezembro), às seis e meia da tarde e encerra a participação na Série na quarta (6 de dezembro) contra o Santos, na Vila Belmiro. Dos próximos 9 pontos em disputa o Leão precisa de três para garantir a tranquilidade para ficar na Série A em 2024 e pelo menos 4 para se classificar para a Sul-Americana.
Uma missão longe de ser impossível, mas as vitórias precisam voltar a acontecer.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.