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Fortaleza: Falha em escora ocasionou acidente em obra de ponte

desabamento_obra_fortalezaA queda de uma escora metálica na obra da duplicação da ponte na Avenida Murilo Borges foi a causa do desabamento na obra, segundo laudo divulgado nesta segunda-feira (21) pela Prefeitura de Fortaleza. O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, havia antecipado que houve uma falha no escoramento. O acidente ocorre em 22 de fevereiro e resultou na morte de dois operários.

Os funcionários que morreram são Oliveira Andrade Braga, 39, e Francisco Flávio Martins, 49. A previsão é de que os corpos fossem liberados por volta de 8h do Instituto Médico Legal (IML). José Oliveira era natural de Itapajé, e Francisco Flávio, de Pentecoste.

O acidente
O acidente aconteceu no início da noite de segunda-feira (22) nas obras de duplicação da ponte do canal do Lagamar, segundo a Prefeitura.

De acordo o secretário, estava sendo feita a concretagem da ponte no trecho onde foi colapsada a estrutura que sustenta as formas. “Tinha por volta de 20 a 30 pessoas, no total, trabalhando na obra. Mas em cima da lage, que veio abaixo com o rompimento da estrutura de apoio, eram aproximadamente nove pessoas, que foram acidentadas”.

Entre os atingidos, quatro sofreram ferimentos leves e foram liberados pelo Samu no local da obra; três foram levados ao IJF, um deles já teve alta e os outros dois passam bem; dois vieram a óbito.

Obras
As obras da construção da rotatória e dos viadutos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges eram promessas da Copa de 2014, mas só começaram em junho de 2015. O investimento da Prefeitura, financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, é de R$ 31 milhões.

Além da rotatória de 90 metros de diâmetro – dotada com duas faixas para tráfego e dois viadutos de cerca de 312 metros de extensão fazendo a ligação sertão-praia -, será construída uma nova ponte que operará em sentido inverso ao da existente, da ponte sobre o Canal do Lagamar.

De acordo com o projeto, a interseção de vias conta com seis pontos de travessia para pedestres, iluminação, padronização dos passeios e projeto paisagístico com a plantação de novas mudas e espécies nativas.

G1

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