A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortes chuvas causam estragos no Cariri

No início desta semana, a população de Barbalha, a 510 km de Fortaleza, foi surpreendida com fortes chuvas que causaram estragos em residências. Até o momento, a região do Cariri já registrou 126,1 mílimetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O número é superior à média histórica mensal de 22,5 mílimetros.

Segundo uma moradora do município, os pisos da sua casa cederam e as paredes apresentaram rachaduras, além dos resíduos de lama nos cômodos. “Por volta das 3h30, eu acordei e percebi que a chuva estava muito forte. Fui dar uma olhada no bueiro, que a gente sempre destampa justamente para não acontecer isso, mas quando entrei a água já estava descendo pelas paredes e o chão começou a rachar”, declarou.

Forte chuva causa estragos no Cariri
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Essa não é a primeira vez que o município sofre com as chuvas. Em abril deste ano, o prefeito Guilherme Sampaio (PDT) declarou estado de calamidade pública após um canal transbordar e inundar ruas da cidade.

Volume de chuvas no Ceará

Segundo dados parciais da Funceme, esse é o mês de novembro mais chuvoso em 50 anos. A média histórica mensal é de 5,8 milímetros e apenas na primeira quinzena do mês o quantitativo já foi superado em mais de 10 vezes. Passível de alteração para mais ou para menos, até o momento o acumulado em todo o Estado é de 73,7 milímetros.

Conforme o boletim de chuvas divulgado pelo órgão cearense, nesta terça-feira (15/11) o município que apresentou maior chuva foi Palmácia, no Maciço de Baturité, com uma média de 52,2 milímetros. Em seguida, aparece Tianguá, na Ibiapaba, com 44,8 milímetros. Outros municípios com um índice considerável de precipitações foram Campos Sales e Redenção, com número superiores a 30 milímetros.

Previsão para os próximos dias

Segundo a meteorologista da Funceme, Rafaela Gomes, nesta quarta-feira (16/11) todas as macrorregiões devem apresentar céu parcialmente nublado a sem nuvens no decorrer do dia. Já para essa quinta-feira, a previsão é que haja chuva passageira no final da noite no extremo sul do Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir