A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortes chuvas e rajadas de vento devem atingir o Nordeste ao longo desta semana

Segundo a Defesa Civil Nacional, chuvas intensas e fortes rajadas de vento devem atingir o Norte e Nordeste nesta segunda e terça-feira (08/11). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados mais atingidos podem ser Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

A previsão é que as chuvas cheguem até 100 milímetros por dia e os ventos atinjam 100 km/h. Diante desse prognóstico, as defesas civis de cada estado já foram avisadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e funcionam em sistema de plantão para atender as possíveis ocorrências.

Fortes chuvas e rajadas de vento devem atingir o Nordeste ao longo desta semana
Foto: Reprodução

Para o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, é importante que a população fique atenta às informações. “É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre”, orientou.

Recomendações

Nos casos de rajadas de vento, a orientação das autoridades é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores porque há risco de queda e descargas elétricas. O estacionamento de veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda também devem ser evitados.

A Defesa Civil Nacional recomenda que os moradores das regiões de risco se inscrevam nos serviços de alerta enviando um SMS com o CEP do local onde mora ou outro local de interesse para o número 40199. Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir