A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Furto de cabos deixa parte de Fortim sem energia

Nesta quarta-feira (03/07), o fornecimento de energia foi interrompido no município de Fortim após o furto de cabos. Na ocasião, foi identificado o furto de cerca de um quilômetro de fios de cobre de quatro postes de média tensão, que também foram danificados durante a ação criminosa.

A Enel Ceará, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, informou que aproximadamente nove mil usuários foram afetados pela interrupção. Segundo Marcelo Gomes, responsável pela manutenção da Enel Ceará, os reparou demandarão uma certa complexidade.

“Houve a queda dos postes, o dano aos postes, então a gente tem que reconstruir todas essas redes. É uma operação mais complexa do que a construção da rede, porque eu tenho que tirar o poste antigo e colocar um novo”, explicou.

Furto de cabos deixa parte de Fortim sem energia
Foto: Divulgação/Enel Ceará

Marcelo destacou também que o furto de cabos de cobre tem aumentado, especialmente em cidades costeiras do Ceará, como Beberibe, Icapuí e Fortim. Em resposta a esses crimes, a Enel tem implementado medidas preventivas, substituindo cabos de cobre por cabos de aço cobreado e alumínio, que não possuem valor comercial.

Sobre a possibilidade da troca completa da rede por cabos de aço cobreado, Marcelo descartou a alternativa. De acordo com ele, a medida poderia causar interrupções significativas no fornecimento de energia, pois seria necessário suspender o serviço durante a troca.

A Enel comunicou o furto à Polícia, resultando na recuperação dos materiais roubados. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um boletim de ocorrência foi registrado após agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) flagrarem a tentativa de retirada dos fios.

Na oportunidade, os suspeitos abandonaram os cabos e fugiram ao serem flagrados. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia Regional de Aracati.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir