A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Gabriella Aguiar defende rede de apoio à saúde mental: “não podemos esperar um suicídio para ver o problema”

Foto: ANC

A candidata a deputada estadual pelo PSD, Gabriella Aguiar, concedeu, nesta segunda-feira (05/09), uma entrevista ao podcast Destaque ANC, um programa que reúne os principais nomes da política cearense. Entre as bandeiras defendidas por Aguiar no encontro está uma rede de apoio que identifique problemas de saúde mental ainda nos estágios iniciais e de cuidado com a Primeira Infância.

“O Ceará, esse ano, teve mais mortes por suicídios do que por acidentes automobilísticos. Isso é alarmante. Isso é uma chaga que não está sendo tocada”, explica. Aguiar destaca ainda a importância de uma atuação que una diversos setores, a fim de ofertar um serviço adequado e de agilidade para o tratamento dessas questões. “A gente precisa da presença de psicólogos nas escolas. A gente não pode esperar que tenha um suicídio para ver que tem um problema. Então eu acho que a gente tem que chegar mais cedo”, destaca.

A pessedista falou sobre o projeto “Educação e Saúde”, uma iniciativa que deve identificar, ainda no ambiente escolar, as maiores necessidades para o bem estar das crianças. “Quais os sinais e sintomas das principais doenças? Como eu me alimento bem? […] E essa criança que a gente percebe que é diferente? E se o psicólogo já tiver na escola e ele tiver esse olhar?”, questiona.

O projeto atenderia necessidades dos menores ainda na primeira infância. “Hoje, a ciência sabe que a maioria dos problemas podem ser resolvidos entre o 0 e os 6 anos de idade. É o período de ouro para o cérebro humano. A gente precisa fortalecer as unidades de Caps do interior e fortalecer a presença de psiquiatras com especialização em psiquiatria infantil”, afirma.

Confira a matéria completa:

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir