A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou, em seu site oficial, a cessão de dois galpões históricos situados próximo ao Açude Cedro, em Quixadá, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). O reitor Custódio Almeida fez o comunicado no fim da tarde desta terça-feira, 13 de agosto, durante a cerimônia da Caravana UFC 70 Anos no campus da cidade.
Os galpões, que serão cedidos até 2027, abrigarão um museu de artes digitais interativo e o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE). O espaço artístico-cultural buscará revitalizar a atração turística local, oferecendo um miniauditório, um café e áreas para encontros. Já o INOVE contará com um escritório de startups e um espaço para estudantes e empresas juniores, além de um potencial parque tecnológico.
A cessão foi formalizada pelo diretor do DNOCS, Fernando Leão, e agora aguarda a conclusão dos trâmites com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que os galpões são tombados. Custódio Almeida destacou que o novo espaço visa estreitar a relação da UFC com a comunidade local e expandir as iniciativas culturais e empreendedoras em Quixadá.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.