A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Genealogia da Família Melo Cavalcante de Crateús é tema de livro lançado na Unisf

 

O doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Fernando Mourão Cavalcante, lançou o livro “Genealogia da Família Melo Cavalcante de Crateús: conhecendo nossas origens”, na noite da última quinta-feira (06.06), na Sede da Universidade Sem Fronteiras (Unisf), instalada no bairro Papicu, na capital cearense.

Ocorrido em um espaço que proporciona convívio social e diversas amizades, o lançamento foi transmitido ao vivo, pelo Instagram, no Brasil e, também, no exterior. Isso significa dizer, que familiares e amigos do autor puderam acompanhar, principalmente, os que residem nos Estados Unidos, no Canadá e, em Portugal.

Para a coleta de informações das famílias retratadas no livro, o autor buscou o suporte dos primos José Cavalcante Arnaud (Família de José Melo Cavalcante); José Airton Melo Cavalcante (Família de Juvenal Melo Cavalcante); Mário Sales Cavalcante (Família de João Melo Cavalcante) e de Francisco Nicélio Cavalcante Mota (Família de Antônio Melo Cavalcante).

É importante frisar, que o autor principal desta obra, que Fernando chamava de Tio Manoel, partiu para seu descanso eterno na casa do Pai, em junho do ano de 2017, como mencionou o sobrinho em sua fala: “ele reencontrou seus pais: Joaquim Isídio Filho e Maria do Carmo Melo Cavalcante, e seus oito irmãos e irmãs: Francisca, Gonçalo, Raimunda, Juvenal, José, João, Antônio e Luiz Melo Cavalcante”. Fernando Cavalcante ainda acrescentou: “Tio Manoel como era mais conhecido, nos deixa, portanto, este riquíssimo legado, que servirá para futuras gerações, descendentes da Família Melo Cavalcante de Crateús, Ceará, Brasil”.

O Livro

Uma família com muitos descendentes no Brasil e até no exterior, é o que mostra o livro “Genealogia da Família Melo Cavalcante de Crateús: conhecendo nossas origens”. Nesta publicação é narrada a origem da família Mello em Portugal, desde o século XII; a origem da família Mello no Brasil, e a história de João Gomes de Mello, um dos ancestrais da família Mello, que cruzou o Oceano Atlântico, chegando ao Brasil em 1630.

Dividida em 20 capítulos curtos, a obra de leitura fácil, conta ainda, a chegada de João Ferreira da Silva em Goiana (PE), no Século XVIII, além de narrar, também, a viagem épica e decisiva de Manoel de Mello Ferreira Falcão e sua família, saindo de Goiana, no Estado do Pernambuco, para Porto de Camocim, no Ceará, dando origem a família Mello (com dois L) em solo cearense.

Formatado pelo jornalista Marco Antônio Vasconcelos que criou a capa e orelhas, o livro traz dois anexos interessantes: um com o álbum de fotos das famílias Melo Cavalcante e, outro, com o perfil de Manoel Melo Cavalcante (in memoriam) escrito pelo advogado Júnior Bonfim, que apresentou o autor e obra no lançamento apoiado pela Unisf.

A apresentação da obra leva a assinatura do engenheiro agrônomo Franscisco Lima, amigo do autor e grande pesquisador das famílias cearenses: “um apaixonado pela genealogia”, ressalta Fernando Mourão Cavalcante agradecendo pelas valiosas colaborações, como os livros eclesiásticos da Igreja Católica Apostólica Romana, batizados, casamentos e óbitos que, segundo o escritor, enriqueceram muito a obra.

O também professor associado da UECE, Fernando Cavalcante, lembrou em entrevista ao Portal ANC, de dois capítulos: o 18 onde é apresentada a “Árvore Genealógica da Família Melo Cavalcante, desde o Século XIII até os dias atuais; e o 19 onde o autor presta uma homenagem a dois parentes ilustres: Dr. Antônio Mourão Cavalcante (Psiquiatra e antropólogo renomado), e Dr. Antônio dos Santos Soares Cavalcante, eterno deputado por Crateús. “Eles foram longe”, afirma o escritor.

“A genealogia tem por objetivo, estabelecer a origem de um indivíduo ou de uma família”, lembrou o autor em seu discurso destacando: “como toda obra de Genealogia, esta nunca ficará concluída. Desejo que tenha continuidade pelas futuras gerações”, disse Fernando Mourão Cavalcante pontuando com emoção: “em síntese, acredito que concretizei o desejo do Tio Manoel”.

A impressão da obra que tem 108 páginas, contou com o indispensável patrocínio de empresas a exemplo da Nutrição Parenteral e Enteral, em Fortaleza; Rádio Vale do Rio Poty e Placar Construções e Placar Imobiliária, em Crateús; e ainda, da Dever Soluções em Tecnologia, na cidade do Rio de Janeiro.

Onde encontrar o livro?

> Livraria Leitura (Online)

> Obs: As fotos exibidas na matéria são de divulgação e do arquivo da Rede ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir