O 1º Festival de Esquetes Haroldo Serra trouxe um resultado positivo para “Os Plautos” que tem à frente, os atores cearenses Niepson Melo e Pedro Dias. O grupo teatral ficou com os Prêmios de Melhor Direção e Melhor Esquete do evento. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na noite da última sexta-feira (27.09) na Casa da Comédia Cearense, instalada no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza (CE).
A premiação deve-se ao espetáculo “Nem Plauto, nem Shakespeare: uma comédia genuína”, encenado por Niepson e Pedro com direção do dramaturgo Rafael Barbosa. Na peça, os respectivos atores interpretam os gêmeos Tweedledee e Tweedledum de “Alice no País das Maravilhas”, uma adaptação feita para a Companhia Teatral Acontece, em 2023.
“Receber esse reconhecimento é uma sensação de dever cumprido, de estar no caminho certo, principalmente pra nós artistas que na maioria das vezes estamos na cena e também fora dela, desempenhando o trabalho de produção e gestão do projeto, vivenciando os amores e as dores de viver da arte” foi o que externou para a imprensa, Pedro Dias, lembrando de um pensamento do saudoso Haroldo Serra: “Nunca vi uma coisa tão fácil, ser tão difícil”. Apesar de ter suas dificuldades, o ator fez questão de mencionar: “não me arrependo nem um pouco de seguir esse caminho e escolheria viver nele por outras e outras vidas.”
> Os Plautos
Com um ano de trajetória teatral completada no dia 16 de setembro de 2024, o Grupo “Os Plautos” já havia conquistado dois troféus Gasparina Germano de Melhores Atores e de Melhor Texto Original. em dois certames: Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta) e no Festival de Teatro de Fortaleza (FESFORT).
Foi essa premiação que impulsionou ainda mais, Niepson Melo e Pedro Dias a explorarem esse universo genuíno. Daí surgiu “Nem Plauto, nem Shakespeare: uma comédia genuína” que estreou no dia 12 de abril de 2024, no Teatro Morro do Ouro (anexo do Theatro José de Alencar), instalado no Centro da capital cearense.
Após curta temporada realizada e feedbacks positivos recebidos do público que assistiu as apresentações no Morro do Ouro, os atores resolveram circular com a peça, levando essa experiência para mais pessoas e lugares, a exemplo dos municípios como Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte e o Distrito de Santarém, em Orós.
Depois da referida “turnê”, Niepson e Pedro iniciaram outro processo, que estreou dia 14 de Setembro deste ano: “Diabo a Dois”. Trata-se de uma experiência completamente diferente de “Nem Plauto, nem Shakespeare: uma comédia genuína”. “Pois não fizemos ensaios abertos e tivemos um prazo curto de preparação e mesmo assim posso dizer, que tivemos excelentes resultados, quanto ao público e quanto à encenação”, revelou Pedro Dias.