A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Hemocentros mantêm estoques dentro da margem de segurança durante pandemia no Ceará

A doação de sangue é um ato voluntário considerado essencial durante todo o ano. Mas em tempos de crise, essa prática se torna ainda mais necessária, devido à necessidade de manter os bancos de sangue de todo o país, abastecidos.

(Foto: Divulgação/ Governo do estado do Ceará)

Desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), tem buscado intensificar as convocações e ampliar os locais de coleta tanto no interior, quanto na capital, com o objetivo de garantir que nenhum hemocentro fique desabastecido neste período.

De acordo com a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, entre 2019 e 2020, foi registrada uma queda de 8% no número de candidatos às doações, número este que não afetou negativamente aos bancos de sangue da Hemorede, que inclui unidades em Fortaleza, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. “Nós mantivemos os nossos estoques durante todo o ano de 2020, como até o presente momento, dentro da margem de segurança transfusional”, explicou.

Ela esclarece que não houve o desabastecimento de sangue nas unidades, mas ressalta a importância das doações regulares. “É muito importante que a população continue doando, pra gente continuar atendendo aqueles pacientes que precisam de transfusão”, finalizou.

Para a Propagandista Médico, Pauliana Colares, doar sangue é um ato de amor, principalmente neste momento de pandemia, em que não existem campanhas mais acessíveis em shoppings, faculdades e outros locais. Ela conta que é doadora dos dois principais bancos de Fortaleza, Fujisan e Hemoce, e que não sentiu exposição ou risco em relação a sua saúde.

“Tanto no ano passado, como nesse ano, eu quis cumprir o meu ato de doação. Todos os locais são muito rigorosos em relação ao cuidado, a higiene, a precaução e ao distanciamento dos doadores. Eu acredito que o risco que você corre indo a um banco de sangue é o mesmo risco que você corre indo a uma farmácia ou a um supermercado”, afirmou.

Medidas de Segurança

Todas as unidades do Hemoce estão adotando protocolos rígidos de segurança como a utilização de álcool gel, distanciamento entre cadeiras e agendamento prévio das doações, além da ampliação dos locais e horários de atendimento, para evitar aglomerações e garantir a proteção de todos os doadores dentro das unidades.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir