A observar a demanda por alimentos orgânicos nas regiões Norte e Nordeste, a Agrícola Famosa – fazenda produtora de frutas e hortaliças –, realizou um investimento inicial, da ordem de R$ 7 milhões, na criação da primeira biofábrica para controle biológico do Estado, a Top Bio. O seu primeiro laboratório foi inaugurado hoje (18), a partir das 10h30.
No total, está prevista a construção de cinco laboratórios; 12 estufas de produção; e até cinco produtos até o final de 2016, ampliando esses números nos próximos anos.
O objetivo da unidade é usar a natureza em seu favor para o controle de pragas como alternativa para reduzir o impacto ambiental de defensivos de origem química.
O setor já havia notado o aumento da procura por alimentos orgânicos, nos últimos anos, o que favoreceu o crescimento do número de biofábricas no Brasil, especialmente aquelas especializadas no controle de endemias agrícolas por meio de agentes biológicos como ácaros, fungos, entre outros. Além do benefício ambiental, a tecnologia também é vantajosa na relação custo-benefício, no longo prazo, e é um complemento aos tratamentos com base em defensivos químicos. Inicialmente, a produção da Top Bio será limitada ao Ceará e a algumas culturas de grãos, frutas e leguminosas, mas a pretensão é expandir o negócio para toda a região Norte-Nordeste, mantendo a sede no Ceará.
O modelo de negócio da Top Bio integra a venda de agentes a uma assistência personalizada ao produtor. Mas como escolher o melhor tipo de tratamento para a plantação? Para Marcos Bellini, biólogo doutor em controle biológico de pragas, “o produtor entra em contato, e nossos consultores vão até a área para analisar o tipo de praga, o tipo de cultura e fazem um levantamento. A partir daí, eles informam qual produto é mais indicado para cada caso”, explicou.
O.E.