De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará possui três municípios na lista dos que registraram os maiores índices de analfabetismo no país. Conforme os dados de 2022, constam no grupo as cidades de Granja, Icó e Boa Viagem.
Para chegar a essa constatação, o IBGE avaliou alguns pontos específicos. As cidades citadas fazem parte do grupo daqueles municípios que possuem até 100 mil habitantes.
Confira:
1º Granja (CE);
2º Buíque (PE);
3º Icó (CE);
4º Boa Viagem (CE);
5º Coroatá (MA).
Situada no Centro-Sul do Ceará, a cidade de Icó aparece na 3ª pior colocação no quesito analfabetismo. Segundo o Instituto, essas informações compreendem pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever um bilhete simples.
As maiores taxas de analfabetismo foram registradas nos Estados do Piauí, Roraima, Ceará, Maranhão e Alagoas.
Apesar do recorte, é válido reforçar que o cenário macro é positivo. Ainda segundo o “Censo 2022 – Alfabetização: Resultados do universo”, a taxa de analfabetismo foi reduzida entre pessoas a partir de 15 anos no Ceará.
O recuo foi de 18,78% para 14,12%, o que corresponde a uma diminuição para 987.209 pessoas.
A lista de municípios com a menor taxa de analfabetismo:
- Fortaleza – 5,62%;
- Eusébio – 5,89%;
- Maracanaú – 7,21%;
- Caucaia – 8,42%.
A REDE ANC entrou em contato com a Prefeitura de Icó para que a gestão pudesse informar como pretende amenizar as taxas de analfabetismo no município. A matéria segue em atualização.