A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Idosa de 78 anos é resgatada em situação análoga a escravidão

A idosa realizava tarefas domésticas como cozinhar e lavar roupas para os membros da em troca de comida e moradia.

Após viver mais de 40 anos em situação análoga à escravidão, uma idosa de 78 anos foi resgatada por auditores fiscais do Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPTE), em Fortaleza. A idosa trabalhava como doméstica para uma família em troca de comida e moradia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo Ministério.

A trabalhadora foi resgatada na última segunda (15/05) e relatou aos fiscais que não lembrava de ter recebido salário. Ela realizava tarefas domésticas como cozinhar e lavar roupas para os membros da família. Segundo o MPTE, a idosa trabalhava de domingo a domingo, sem folgas ou férias, não tinha carteira de trabalho assinada e não tinha períodos de descanso do trabalho.

Aos fiscais, os patrões da idosa alegaram que ela não era funcionária, mas era considerada um membro da família. Porém, foi observado na fiscalização que a trabalhadora cozinhava, lavava roupas, limpava a casa para todos, e tinha um tratamento diferente. Ela foi retirada da residência foi encaminhada para um abrigo da assistência social, onde tem passado por atendimento multidisciplinar.

Os patrões  receberam autos de infração por cada irregularidade trabalhista apurada, entre elas a falta de pagamento de salários, excesso de jornada e falta de registro. O pagamento dos salários retroativos de todo o período e o pagamento de verbas rescisórias para a trabalhadora também foi exigido.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir