A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

IJF passa por carência de profissionais em três áreas de atuação

O IJF passa por carências em áreas como enfermagem e assistência social; as constatações são do Ministério Público - (Foto: Carlos Gibaja)
O IJF passa por carências em áreas como enfermagem e assistência social; as constatações são do Ministério Público – (Foto: Carlos Gibaja)

Maior hospital de rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza, o Instituto Doutor José Frota (IJF) atravessa um momento de carência de profissionais em três áreas do equipamento hospitalar: medicina, assistência social e enfermagem. A constatação foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

De acordo com o órgão fiscalizador, o contexto motivou o pedido de uma audiência pública. O evento vai acontecer no dia 28 de maio, no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Cambeba, em Fortaleza.

Um dos objetivos do momento é discutir os impactos dessa carência na oferta de serviços. Da reunião, o MP também espera colher alternativas e propostas que possam solucionar o impasse no IJF. É válido informar que a audiência pública foi marcada após a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza expedir recomendações à Prefeitura de Fortaleza, à Secretaria de Saúde Municipal, à Secretaria de Saúde do Estado e à Secretaria de Orçamento e Gestão. 

Todos as pastas e setores citados devem ser representados na audiência pública. De acordo com o MP,  a Prefeitura não apresentou ações efetivas na resolução das problemáticas apresentadas. 

Ainda segundo o órgão, os pacientes que buscam o IJF são diretamente prejudicados por conta da sobrecarga de profissionais do IJF. Tal cenário impede que a demanda do hospital possa ser dividida de forma a proporcionar um trabalho positivo por parte da equipe. 

A REDE ANC entrou em contato com a assessoria do IJF para colher detalhes sobre a atuação do hospital na audiência pública e sobre o planejamento para solucionar os problemas identificados. A matéria segue em atualização.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir