Nove dias após a interrupção no abastecimento de água em Nova Russas, a 304km de Fortaleza, o serviço retornou de forma gradativa. Mesmo com o retorno observado nesta quarta-feira (08/01), a distribuição ainda não atinge todos os bairros da cidade. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que presta esse serviço no município, a suspensão se deu após um problema na rede elétrica da Enel.
Ainda conforme o SAAE, o equipamento responsável por bombear a água para a rede de encanamento, situado no Açude Farias de Sousa, teria sido danificado juntamente com os cabos que auxiliam nessa distribuição. Inicialmente, a previsão da autarquia para solucionar esse problema tinha o prazo marcado para o dia 2 de janeiro. Porém, a situação teve início no dia 30 de dezembro. Passados nove dias, conforme relatos dos próprios moradores, o caso ainda não está totalmente resolvido.
Pelas redes sociais, moradores de diversos bairros de Nova Russas puderam expor a situação e reclamar da falta de abastecimento. Segundo Tony Sousa, residente do bairro Pantanal, a sua região é uma das mais afetadas. “Aqui é o primeiro bairro a faltar e o último a retomar o serviço”, lamentou.
Recorrência na interrupção do abastecimento
Essa não é a primeira vez em que Nova Russas enfrenta esse tipo de situação. Em outubro de 2024, o SAAE confirmou uma nova interrupção em decorrência de uma nova pane elétrica. O problema foi causado por oscilações na rede de distribuição da Enel, que danificaram equipamentos de bombeamento do Açude Farias de Sousa. Na época do ocorrido, bairros e localidades ficaram sem abastecimento por mais de uma semana.
Sobre o contexto atual, José Filho, morador do bairro Timbaúba, também manifestou a sua indignação com a suspensão do serviço de distribuição de água. O cenário para ele se torna ainda mais dificultoso, justamente por conta da presença de crianças em sua residência. “É uma falta de respeito. A gente, que não tem caixa d’água, tem de recorrer a amigos e parentes. Nesse calor, não podemos nem tomar banho direito”, reclama.
Bairros como São Francisco, Alto da Boa Vista, Barro Vermelho e Vila Gama continuam sem o serviço. É válido lembrar que a nota de esclarecimento do Saae foi divulgada no dia 31 de dezembro. A REDE ANC entrou em contato com Helter Oliveira, superintendente do órgão.
Na ocasião, foram feitos questionamentos sobre uma previsão da retomada de 100% do serviço, providências tomadas pelo Saae e possíveis compensações aos consumidores pelo período de suspensão do serviço. Até o fechamento desta matéria, os retornos não foram obtidos.