A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Jade Romero entrega Estação da Mulher em Fortaleza

Fortaleza ganha a primeira estação ferroviária com atendimento especializado para o público feminino. A “Estação da Mulher”, uma iniciativa da Secretaria das Mulheres, Secretaria da Infraestrutura e Metrofor, é voltada à proteção e autonomia econômica das mulheres, fortalecendo essas duas políticas estratégicas.  O espaço foi entregue na manhã desta quarta-feira (27/03), em solenidade que contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero. Esta é a quarta Sala Lilás entregue no Ceará, sendo a primeira da Capital. As outras estão localizadas em Santana do Cariri, Jaguaruana e Russas.

A Estação Mulher contará com uma Sala Lilás, local para orientação a mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Haverá ainda um espaço para capacitação profissional e orientações do Ceará Credi Mulher, incluindo oficinas sobre o microcrédito orientado do Estado. “O que a gente está fazendo na prática é aproveitando um espaço que tem uma grande circulação de pessoas diariamente para dizer às mulheres, que utilizam ou não o transporte, que aqui elas também podem buscar essa informação, podem fazer a solicitação de medida protetiva, que não precisa mais ir até a delegacia. Informação salva vidas”, explicou a vice-governadora.

A Estação da Mulher deve ser a primeira, de outros pontos do Metrofor, que devem contar com esse atendimento especializado para o público feminino. Jade adiantou que além dos espaços, será realizado um estudo para avaliar a possibilidade de implantação de vagões exclusivos para mulheres.

O objetivo é ampliar a iniciativa para outros pontos do Metrofor. Além disso, acrescentou a vice-governadora, será feito estudo de viabilidade para ver a possibilidade de implementar vagões exclusivos para as mulheres. A presença de policiamento 24 horas no Metrofor tem garantido índices baixos de casos de importunação sexual. “Mas o nosso objetivo é não registrar importunação sexual nem violência nos equipamentos ou em outros lugares. Esses vagões exclusivos, que já existem em outros estados, são fundamentais para que nós possamos nos sentir mais seguras”, detalhou Jade Romero.

Estação da Mulher na Parangaba

O espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, ao lado das lojas da Estação Parangaba. O acesso é gratuito, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô. A localização é estratégica, tendo em vista que a Estação da Parangaba é uma das três do Metrofor com maior fluxo de passageiros, ao lado da José de Alencar e Maracanaú. Em 2023, cerca de dois milhões de embarques foram realizados. Além disso, o local é de fácil acesso a quem passa pelo terminal de ônibus ou pela estação do VLT.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir