PUBLICIDADE

Jardim dos Profetas: conheça o espaço que valoriza mestres e mestras da cultura de Quixadá

Com o objetivo de conservar a memória daqueles que contribuíram para a prática cultura, Jardim dos Profetas é destaque em Quixadá - (Foto: Pablo Caribé)
Com o objetivo de conservar a memória daqueles que contribuíram para a prática cultura, Jardim dos Profetas é destaque em Quixadá – (Foto: Pablo Caribé)

“Jardim dos Profetas”. Desde que o Encontro dos Profetas da Chuva passou a ser realizado na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), a organização do evento reservou um espaço com essa denominação. O objetivo é homenagear e manter viva a memória dos profetas e profetisas que partiram, mas que deixaram a sua contribuição durante décadas para que o evento tomasse essa proporção.

Na oportunidade, é plantada uma árvore e fincada uma placa com o nome dos profetas e as linhas de estudo para realizar a profecia. Neste sábado (11/01), um momento de grande emoção marcou a edição de número 29 do Encontro dos Profetas. Familiares, amigos e admiradores de Ladislau Silva prestigiaram o momento de homenagem a um dos que mais contribuíram para a propagação dessa cultura em Quixadá.

Ladislau faleceu em 2024 e, neste sábado, teve o nome eternizado no Jardim dos Profetas. Confira o registro no Instagram da REDE ANC:

 

Histórico de cerimônia no Jardim dos Profetas

A cerimônia, realizada em meio à confraternização do evento, emocionou todos os presentes, que destacaram o legado de Ladislau para a cidade e para a tradição que destaca Quixadá até em âmbito internacional. Segundo amigos de homenageado, Ladislau se destacou por sua habilidade única em ler os sinais da natureza, ato que ajudou muitos agricultores a planejar suas colheitas e a enfrentar os desafios do clima no Sertão Central.

De acordo com Clébio Viriato, secretário de Cultura de Quixadá, a homenagem póstuma no Jardim dos Profetas reforça o compromisso da cidade em preservar e reconhecer os saberes e os grandes nomes que, com seus estudos e práticas, contribuíram para o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade da região. 

Já para Helder Cortez, idealizador do evento, o Encontro dos Profetas da Chuva se mantém fiel à sua missão de resgatar e perpetuar a memória daqueles que buscam deixar registrado o saber que reflete a tradição de um povo.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir