Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Sobral, a 220km de Fortaleza, irão retratar as riquezas históricas e culturais do município através da elaboração artística. Os jovens, que fazem parte do Centro Socioeducativo Zequinha Parente, irão participar de uma exposição itinerante composta por um total de dez pinturas.
Os trabalhos, que compõem o projeto “As Quebradas Históricas”, irão percorrer os Centros Socioeducativo de Sobral e o Centro de Semiliberdade. O objetivo, segundo a diretora do Centro, Brígida Lima, surgiu da necessidade de encontrar meios inovadores de lidar com a ressocialização de adolescentes.
“Com certeza, estamos promovendo a valorização do patrimônio histórico de Sobral, reconhecendo a riqueza cultural e arquitetônica da cidade, como potencial artístico dos jovens envolvidos e criando uma experiência transformadora”, ressalta
Exposição do trabalho dos jovens do centro socioeducativo
A exposição está marcada para o dia 18 de maio. O evento será aberto ao público e sediado no Arco de Nossa Senhora de Fátima. O projeto “As Quebradas Históricas” também busca facilitar a integração e compreensão entre os adolescentes e a sociedade, reduzindo estigmas e promovendo a empatia.
Em celebração aos 250 anos de Sobral, o projeto também objetiva instigar o orgulho e a identificação dos jovens com a comunidade e cultura local.
Além dos adolescentes, o projeto abre espaço para a participação das famílias e da comunidade, composta por crianças, adultos e idosos.
Acompanhe essa e outras informações através das plataformas da REDE ANC.