PUBLICIDADE

Maioria dos profetas crava boa quadra chuvosa para 2024

Celebrado no segundo sábado de janeiro, o Dia Estadual dos Profetas da Chuva chegou à sua 28ª edição. Na manhã de hoje (13/01), os estudiosos da natureza divulgaram os seus prognósticos após as suas observações. De acordo com a maioria dos relatos, o inverno será de regular a positivo no Ceará.

O evento foi realizado na sede do IFCE, em Quixadá. Na ocasião, centenas de pessoas se fizeram presentes. Além de idealizadores e lideranças políticas, o evento reuniu 30 profetas da chuva.

Uma das figuras a divulgar os seus prognósticos foi a professora Lourdinha Leite. A profetisa revelou que além de observar o comportamento de determinados insetos, também leva em consideração a terminação numeral de cada ano. “Anos terminados em 4 sempre são de bons inversos. Aprendi as práticas de profeta com o meu pai, aos cinco anos de idade.

Também observo a construção dos formigueiros. Esse calor que estamos sentindo também diz muita coisa. O inverno ‘vai pegar mesmo’ do final de janeiro para o começo de fevereiro”, expõe.

Quem também estudou para apresentar os seus prognósticos foi o agricultor Antônio Gomes. Apesar de ser participante assíduo do evento em Quixadá, o profeta analisa o comportamento da natureza em Maranguape, município em que reside. “Eu observo a Tanajura e a formação do ninho de algumas aves. Pelo que vi, alguns pássaros fizeram o ninho contrário. Isso acontece quando ele quer protegê-lo da chuva. Então é um bom sinal. Estamos nas mãos Deus”, detalha.

Um dos poucos a apresentar uma visão diferente foi o professor Paulo Costa. Um dos fundadores do evento, em 1996, o profeta não apresentou prognósticos animadores, apesar de afirmar que as chuvas que caírem serão em um bom volume.

“Eu me mudei para Fortaleza, mas sou de Quixadá. Por lá não tenho as mesmas coisas a observar como tenho aqui. Quero estar errado, mas observando o vento, não teremos um inverno como no ano passado. Porém, teremos boas chuvas”, avaliou.

O Encontro dos Profetas da Chuva inspirou a realização de eventos semelhantes em outras regiões do Estado. No próximo sábado (20/01), será a vez de o Maciço de Baturité celebrar a sabedoria e a cultura popular. O evento será em Aratuba, a 90km de Fortaleza.

Em Quixadá, a culminância do evento será realizada em junho, quando os profetas se reúnem para a realização da Festa da Colheita.

Confira a cobertura da REDE ANC:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir