A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Até 2030, não teremos seca, afirma profeta

“Para não tocar na tecnologia, vamos falar do ser humano. O homem quer saber mais do que a natureza, mas ela vem e dá a resposta”. Essas foram as palavras de Erasmo Barreira. Morador de Quixadá, o homem do campo desenvolve as atividades de profeta das chuvas há 28 anos. Referência na região, Erasmo cravou: “Talvez eu não alcance, mas até 2030 estou convicto de que não teremos uma seca”.

Aliada à fé, as observações de Erasmo Barreira ao longo dos seus 76 anos de idade lhe dão respaldo para lançar uma previsão sobre a quadra chuvosa no Ceará em 2024. Assim como os demais colegas que participaram do 28° Encontro dos Profetas da Chuva, Erasmo possui a sua linha de estudo.

“Observo algumas plantas. No início de janeiro muitas delas brotaram flores, apontando para uma nova safra do fruto, uma mercadoria nova. O campo também já está bem verde. Estou aguardando o inverno a partir do dia 20 de fevereiro”, afirmou.

Apesar de “arriscar” uma data para a regularidade das chuvas, o profeta, que também é poeta, afirma que o intervalo de dias sem precipitações até a data de 20 de fevereiro não irá prejudicar o agricultor. “Daqui para lá vai ter chuvada, com intervalos. Mas quem plantar, não vai perder”, pontua.

Uma outra forma de Erasmo Barreira chegar às suas conclusões é a observação do céu. Ele analisa a importância de se estudar a movimentação dos astros, sinal que também deve ser levado em consideração. “A gente também tem a passagem da estrela Dalva. Quando ela passa para o lado poente é sinal de muita chuva. Vai ser uns nove dias para ela aparecer no poente. Quando ela aparecer, já estaremos em março e aí o inverno encaixa”.

Assim como Erasmo, os outros 29 profetas que participaram do 28° encontro possuem suas particulares. Para o poeta, as experiências dos amigos também contribuem para uma previsão próxima da realidade.

“Eu não faço a experiência das pedras de sal e nem do dia de Santa Luzia, mas meu vizinho faz e me mostrou. As maiores chuvas serão em março e abril, sendo que vai chover até junho”, complementa.

Confira a cobertura da REDE ANC:

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir