A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais de 80% dos indígenas cearenses tomaram a primeira dose

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, 80,43% da população que vive em territórios indígenas foi vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A porcentagem é referente a 16, 4 mil pessoas e, representa no total, 14,53% (2.968 pessoas) dos cearenses que receberam a vacina.

O indígena José Pereira dos Santos, de 106 anos, foi vacinado no Lar Torres de Melo. Foto: José Leomar, retirada do portal Diário do Nordeste.

“Essa alta cobertura da primeira dose revela o compromisso do Governo do Ceará com a saúde e com a vida dos indígenas cearenses. Sabemos o quanto esta doença está afetando as comunidades indígenas e como precisamos priorizá-las nesse momento”, destaca a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

A meta estabelecida pelo Governo é ter 20.028 aldeados vacinados nesta primeira fase. Para isso, as áreas indígenas estão sendo vistoriadas por equipes municipais e estaduais de saúde.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), Martir Silva, a prioridade de vacinação dos indígenas está fundamentada em critérios históricos e culturais, epidemiológicos e políticos. “Os indígenas, em sua maioria, vivem em comunidades isoladas, distantes de áreas urbanas, o que os torna mais suscetíveis às doenças que vêm de fora”, afirma a coordenadora.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir