PUBLICIDADE

Mineradora investirá R$ 25 milhões em unidade de lítio em Quixadá

Foto: Reprodução

A empresa DCL Minerais iniciará, em janeiro de 2025, a limpeza e terraplanagem de uma área localizada no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, para a instalação de um complexo de extração de lítio. A previsão é de que sejam extraídas 150 mil toneladas do mineral por mês, destinadas aos mercados da China, Alemanha, Canadá, Arábia Saudita e Índia.

O investimento na unidade de extração, incluindo sua instalação, será de R$ 25 milhões. Em setembro deste ano, a DCL Minerais assinou um pré-contrato com a Transnordestina Logística para o transporte da matéria-prima até o Porto do Pecém. O início da operação está previsto para 2027, ano em que a conclusão da ferrovia também é esperada.

Ao portal Brasil Mineral, especializado no setor, o proprietário da mineradora, Daniel Correa, revelou que o projeto contará com uma estrada interligando o galpão de britagem e estoque, onde será realizado o processamento do lítio, a um terminal de cargas com área de 350 mil m². A infraestrutura será desenvolvida em parceria com a Transnordestina.

“A construção levará de três a cinco meses e serão empregadas diretamente 50 pessoas, além da geração de 150 empregos indiretos e quando estiver funcionando, serão entre 80 e 100 trabalhadores atuando no local”, explicou o empresário na entrevista ao Brasil Mineral sobre a extração de lítio, utilizado na produção de baterias como as de smartphones, computadores e veículos elétricos, e aplicações na indústria aeroespacial e farmacêutica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir