A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ministério da Defesa afirma que não exclui possibilidade de fraude nas eleições 2022

Ministério da Defesa afirma que não exclui possibilidade de fraude nas eleições 2022
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (10/11), o Ministério da Defesa publicou nota para esclarecer as informações presentes no relatório das Forças Armadas. O documento foi utilizado, desde sua publicação na última quarta-feira (09/11), como prova da legitimidade do resultado das eleições presidenciais. Mas a pasta afirma que o texto não exclui falhas durante a votação do dia 30 de outubro.

“O acurado trabalho da equipe de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”, esclarece a nota.

O Ministério diz ainda que há aspectos que demandam esclarecimentos, incluindo o risco de interferência de códigos capazes de alterar o sistema de votação. A nota encerra afirmando que a pasta solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de uma investigação técnica que analise as deficiências constadas. Confira os pontos mencionados:

– houve possível risco à segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido à ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do código-fonte;

– os testes de funcionalidade das urnas (Teste de Integridade e Projeto-Piloto com Biometria), da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de um eventual código malicioso capaz de alterar o funcionamento do sistema de votação; e

 – houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao código-fonte e às bibliotecas de software desenvolvidas por terceiros, inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir