A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mudança na Secretaria de Segurança Pública aquece debates na Alece

Os debates na Alece, nesta quinta-feira (29/05), resultaram em críticas e defesas ao governador do Ceará, Elmano de Freitas - (Foto: Reprodução/Internet)
Os debates na Alece, nesta quinta-feira (29/05), resultaram em críticas e defesas ao governador do Ceará, Elmano de Freitas – (Foto: Reprodução/Internet)

Após o governador Elmano de Freitas anunciar mudanças em seu secretariado, o assunto caiu nos debates na política cearense. Uma das maiores repercussões foi a alteração feita na titularidade da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Samuel Elânio deu lugar a Roberto Sá, que estará à frente da pasta. Nesta quarta-feira (29/05), deputados de oposição e de situação debateram a movimentação e aqueceram os debates na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) tratou como “natural” as movimentações que foram registradas no secretariado do governador Elmano de Freitas. Líder do governo na Alece, Romeu Aldigueri rebateu os comentários negativos e afirmou que a oposição trata o tema com “politicagem”.

Para o deputado, o problema da Segurança Pública não é algo específico do Ceará e é preciso tratar o tema com cautela e responsabilidade. “A oposição critica o secretário anterior. Quando o governo troca, a oposição critica também o que ainda nem chegou. O desafio nesta área é algo transnacional. Estamos tratando com vidas humanas e com a tranquilidade das pessoas. Queriam a mudança e foi feita. Por que criticar uma mudança que ainda não foi efetivada?”, questionou.

Debates na Alece

Líder do União Brasil na Assembleia, o deputado estadual Sargento Reginauro avaliou que as questões são amplas e precisam ir além de uma troca no comando da pasta. Reginauro ressaltou que seu posicionamento não se justifica pelo fato de ele ser deputado de oposição, mas pelo que tem sido observado no cenário atual. 

Na visão do parlamentar, será preciso envolver diversos agentes para devolver a sensação de segurança à população do Estado. O deputado citou a necessidade de um envolvimento entre Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e Governo do Estado. 

No entanto, para Reginauro, o governador Elmano de Freitas precisa ser o protagonista desse projeto de melhoria da Segurança Pública. Em entrevista à REDE ANC, Reginauro desejou sorte a Roberto, que virá para assumir a SSPDS na vaga deixada por Samuel Elânio. 

Confira: 

O deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) rebateu as críticas dos parlamentares de oposição que foram direcionadas ao governador Elmano de Freitas. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Guilherme Sampaio elogiou o chefe do Executivo e reforçou a necessidade de respeito a Elmano de Freitas.

As palavras de Sampaio foram motivadas por críticas relacionadas à troca de comando na Secretaria da Segurança Pública.

Veja:


O deputado estadual Alcides Fernandes (PL) repercutiu a troca de comando na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na visão do parlamentar, a troca pela troca não terá impacto significativo.

Na avaliação de Alcides Fernandes, a efetividade que a população necessita nessa área não virá apenas com a troca de nomes. Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar citou a segurança pública do Estado de São Paulo como modelo a ser espelhado.

O governador Elmano de Freitas anunciou, na tarde desta segunda-feira (27/05), mudança no secretariado. Oito secretários deixam a pasta.  Além de Elânio, Luisa Cela deixa a Secretaria da Cultura, que será comandada por Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna. 

Nos bastidores, as especulações são de que Luisa, filiada ao PSB, pode ser indicada para compor a chapa encabeçada por Evando Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Com o anúncio, são 10 os secretários substituídos desde o último mês. Em abril passado, com a saída de Valdemir Catanho da Secretaria de Articulação Política, assumiu a pasta Augusta Brito, primeira suplente de Camilo Santana no Senado Federal.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir