A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Chapa de vereadores do PSD é cassada

Todos aqueles que se postularam ao cargo de vereador pelo PSD, em Nova Russas, a 304km de Fortaleza, foram punidos e tiveram a candidatura cassada. O fato veio após a prática de conduta vedada por parte de cinco candidatas integrantes da chapa. A decisão foi tomada em julgamento realizado nesta quinta-feira (30/09) pelo Tribunal Regional Eleitoral, acusando o partido de fraudar a cota de gênero.

Segundo informações do Ministério Público, as candidatas do partido não realizaram campanha e obtiveram, juntas, somente 17 votos na eleição de 2020. O entendimento da Justiça é de que Lara Souto, Maria Samara, Silvanira de Sousa, Maria Martins e Maria de Fátima tiveram os nomes registrados para a disputa somente para cumprir a cota mínima de 30% de participação feminina, configurando fraude à lei.

Algumas das candidatas chegaram a pedir votos para outras pessoas que buscavam o mesmo cargo no município. (Fachada da Câmara Municipal de Nova Russas/CE ) – (Foto: Reprodução/Internet) 

Histórico

O PSD foi um dos partidos que deu apoio à candidatura de Pedro Ximenes, candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2020. O PSD também é o partido de Marcos Alberto, ex-prefeito de Nova Russas que teve o mandato cassado e que foi preso pela justiça, além de ter sido afastado do partido.

Segundo informações do portal DivulgaCand, 15 filiados ao PSD tiveram candidatura para o cargo de vereador deferidas em 2020, mas nenhum foi eleito.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir