A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

“Há rumores de que o candidato em questão, no passado, esteve envolvido com  uso de substância intorpecente” : polêmicas marcam escolha de novos desembargadores

Nesta quinta-feira (17/03), Fortaleza foi palco da escolha dos novos desembargadores do Estado no Tribunal de Justiça do Ceará. Das sete vagas, quatro foram preenchidas por critérios de merecimento e outras três por antiguidade. No entanto, o que chamou a atenção na solentidade virtural foi a intervenção do desembargador Mário Parente, que acusou o juiz José Evandro Nogueira de, no passado, ter tido envolvimento com drogas.

 

Segundo os argumentos de Parente, essa circuntância se constitui como um fato que pode insejar uma figura delituosa. “ Há rumores de que o candidato em questão, no passado, esteve envolvido com  uso de substância intorpecente. Em sequência não posso afirmar que o fato seja verídico, mas, sim, comentários em torno do assunto”, argumentou em justificativa à sua delcaração, o que, segundo ele, poderia comprometer uma candidatura por critério de antiguidade. 

 

“Não há materialidade dos fatos “

A presidente do TJCE, Maria Nailde, se utilizando do artigo 23 da Lei Orgânica da Casa, mais precisamente no inciso 1º, defendeu de que não poderia aceitar os apontamentos realizados. Já o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes classificou as declarações como “muito temerosas” para que se desencadeasse um procedimento administrativo. “ Não estou dizendo que seja fake news, pode ser uma realidade. É necessário provas mais robustas para que se tenham elementos necessários. Só nos murmuros se ouvem de toda forma”, afirmou. 

Em posicionamento semelhante, o desembargador Teodoro Silva Santos discursou sobre a possibilidade de os riscos de uma suspenção desta natureza causarem sanções ainda piores. 

 

Escolhidos

Por fim, as juízas Rosilene Ferreira, Jane Ruth Maia, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino assumiram as vagas por merecimento. Carlos Augusto Gomes Correia, José Evandro Nogueira Lima Filho e Maria Ilna Lima assumiram pelo critério de antiguidade. A eleição de cinco mulheres se configurou como um marco para o Ceará.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir