A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Qual a influência da Sul-Americana, Libertadores e Copa do Brasil para os times cearenses?

Por Lúcio Filho

Olhando a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro, sem considerar estas competições (Sul-Americana, Libertadores e Copa do Brasil) hoje, o Fortaleza ( 6º colocado) estaria na fase preliminar da Liberta e o Ceará  ( hoje ocupando a 10ª colocação) teria vaga assegurada na Sula.

Entretanto, temos brasileiros disputando as finais dos dois principais torneios continentais da América do Sul. A Sul-Americana dá ao campeão o direito de entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores. O vencedor da Libertadores também assegura a sua participação na competição no ano seguinte.

Neste sábado (20/11), Athlético PR e Bragantino decidem a Sula. O Furacão, 13º colocado no Brasileiro, quer o título Sul-Americano para garantir a sua vaga na Libertadores de 2022 e usar o restante do Campeonato Brasileiro, talvez, como pré-temporada de luxo. Falo talvez porque ele ainda corre risco de rebaixamento, pequeno, mas precisa abrir o olho. Já o Massa Bruta, consolidado no G4 da Série A, se vencer a Sula já se classifica diretamente para Liberta de 2022 e abre vaga na fase de grupos para o quinto colocado, hoje o Corinthians, com um ponto a mais que o Fortaleza.

( Foto: Rodolfo Buher )

Sendo assim, Corinthians, Fortaleza, Fluminense, América MG e o próprio Ceará vão se vestir com as cores do RB Bragantino, neste sábado, com o objetivo de manter vivo o sonho de chegar à Libertadores diretamente pela fase de grupos (para Corinthians e Fortaleza principalmente), ou passando pela fase preliminar, a chamada Pré-Libertadores, que já garante uma boa receita a quem está nesta fase.

Já São Paulo, Juventude, Atlético GO e o próprio Bahia, apesar da derrota da última quinta (18/11) para o Sport, torcem para que o Furacão levante a taça da Copa Sul-Americana. Assim, quem chegar em 15º vai garantir a vaga neste mesmo torneio em 2022. Quando falamos em Libertadores, os finalistas, Flamengo e Palmeiras, são respectivamente segundo e terceiro na Série A deste ano. Independente de quem seja o campeão, a vaga de ambos na fase de grupos não depende diretamente do título. Como um dos dois será o vencedor, o sexto colocado no Brasileiro, que pode ser Corinthians, Fortaleza, Fluminense, América MG ou Ceará (com o Santos correndo por fora), entrará direto também na fase de grupos.

Possível cenário

Admitindo ainda o título do Atlético MG na Copa do Brasil, em dezembro, as quatro vagas diretas do Campeonato Brasileiro 2021 para a Libertadores 2022 serão do 2º ou 3º, 4º ou 5º, e 6º e 7º colocados. E com o título do Bragantino na Sul-Americana, os 8º e 9º colocados garantirão a participação na fase preliminar da Libertadores.

2022 pode se tornar um ano mais do que especial para o futebol cearense, com a possível participação de Ceará e Fortaleza, que disputam a Série A, na Libertadores 2022. Ferroviário, Floresta e Atlético-CE estão confirmados na Série C, três clubes do interior disputarão a Série D: Pacajus, Crato e Icasa, que garantiu vaga após o acesso do Atlético CE para a Série C.

Mas um detalhe relevante precisa ser considerado. Caso o Athlético PR vença a Sul-Americana e a Copa do Brasil, então para a fase de Grupos da Libertadores se classificam apenas os seis primeiros da Série A e 7º e 8º colocados vão à fase preliminar. Cearenses devem secar o Furacão.

E a Rede ANC vai contar para você a história que começa a ser escrita a partir deste sábado. Vamos transmitir a final da Sula, entre Athlético PR e Bragantino para toda a nossa rede. E você ainda vai conferir, na sequência Fortaleza e Palmeiras, e Atlético GO e Ceará. Prepare o seu coração para as coisas que nós vamos contar. Se tem bola, gira na ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir