A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Novo projeto cearense visa combater violência contra mulheres

Nesta quinta-feira (1º/08), o Governo do Ceará apresentou o Projeto Cientista Chefe das Mulheres, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria das Mulheres (SEM) e as universidades estaduais do Ceará (Uece) e Regional do Cariri (Urca). Este projeto visa mapear a violência contra as mulheres no estado, utilizando dados para orientar novas ações estratégicas.

O evento de lançamento contou com a presença de Jade Romero, vice-governadora e secretária das Mulheres; Roberto Sá, secretário de Segurança e Defesa Social (SSPDS); Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial; Adelita Monteiro, secretária da Juventude; e outras autoridades.

Novo projeto cearense visa combater violência contra mulheres
Foto: Paulo Victor Cavalcanti / Ascom SSPDS

O projeto é desenvolvido pelo Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Observem) junto com o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LabGeo) da Uece e o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Urca. O objetivo é criar mecanismos para mapear e entender os cenários de violência, visando reduzir os casos de agressão contra mulheres e a comunidade LGBTQIA+ amparada pela Lei Maria da Penha.

Inicialmente, a duração será de dois anos, contando com um investimento de R$ 2.978.200,00. Com isso, a iniciativa busca cumprir as metas do Plano Ceará 2050, promovendo um estado sem violência doméstica e com governança participativa.

O projeto prevê o desenvolvimento de uma plataforma web com API para integração de bancos de dados sobre violência contra mulheres e LGBTQIA+ no Ceará, a criação de relatórios de indicadores de enfrentamento à violência, um protocolo unificado de atendimento a mulheres em situação de violência, além do fortalecimento das ações do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir