A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

O 5º Campeonato Norte/Nordeste tem como palco o Sniper/Eusébio

Acontece de hoje (09.07) a 14 deste mês, no Clube de Tiro Sniper/Eusébio, o 5º Campeonato Norte/Nordeste de Tiro Esportivo promovido pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e pela Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE).

A CBTE é a entidade representativa a nível nacional e a FCTE é a regional do Tiro Esportivo. Atletas de 11 estados das regiões Norte e Nordeste participarão do evento, além de atletas de outras regiões do país que competem a nível nacional.

Essa atividade é considerada como um esporte olímpico de alto rendimento. Ela foi a responsável pela primeira medalha de ouro olímpica brasileira, conquistada por Guilherme Paraense, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia ocorridos em 1920, na Bélgica.

A CBTE

É a única entidade do tiro esportivo no Brasil reconhecida pelo Ministério do Esporte, sendo vinculada diretamente ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo é a responsável pela convocação e indicação de atletas brasileiros que participarão de eventos esportivos internacionais, como Olimpíadas, Pan-Americanos, Campeonatos Mundiais e outros congêneres.

É importante frisar, que a indicação advém de um Ranking Nacional que é auferido pelos resultados dos atletas durante o ano em vigor. Dentre as várias etapas que compõem esse Ranking está o Campeonato Norte Nordeste de Tiro Esportivo.

A FCTE

Uma das mais destacadas federações do Tiro Esportivo a nível nacional, a FCTE já conquistou 03 (três) Campeonatos Brasileiros de Tiro Esportivo por equipe e diversos Campeonatos Norte/Nordeste de Tiro Esportivo, além de possuir atiradores que têm se destacado a nível nacional.

A Programação

* 09.07 (terça-feira)
> Os estandes encontram-se abertos e disponíveis para treinamentos livre dos atletas e ajustes de armas;

* 10.07 (quarta-feira)

> Início das competições com provas de nível nacional e olímpicas, que vai das 09h às 17h, além de um Congresso Técnico com os atletas, onde serão comunicadas normas específicas desta competição;

* 11.07 (quinta-feira)

> Continuidade das provas de nível nacional e olímpicas, das 09h às 17h;

* 12.07 (sexta-feira)

> Abertura oficial do Campeonato, às 08h15, na Sede do Clube Sniper, onde será realizado o hasteamento do pavilhão nacional. Neste evento, haverá a participação de diversas autoridades do Estado do Ceará ligadas à Segurança Pública e à entidades esportivas públicas e privadas, além dos atletas envolvidos no evento. Depois da solenidade de abertura, os participantes serão convidados para um café da manhã nas dependências do clube e, em seguida, serão convidados a assistirem algumas das competições que estarão em andamento nos estandes de tiro.

* 13.07 (sábado)

> Continuidade das provas, das 09h às 17h. A partir das 18h horas terá início a solenidade de premiação das provas que já foram encerradas e a solenidade de encerramento formal do evento, com previsão de término para às 22h.

* 14.07 (domingo)

Realização das últimas provas que foram programadas para este dia, das 09h às 12h.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir