20 de setembro é o Dia Nacional do Gaúcho e data que relembra a Guerra dos Farrapos iniciada em 1835 e encerrada em 01 de março de 1845. A Revolução Farroupilha como ficou mais conhecida, tinha como finalidade, propor melhores condições econômicas ao Estado do Rio Grande do Sul, que tem uma das populações mais diversificadas do Brasil.
Os dois momentos foram celebrados pela Asa Branca Bebidas, na última noite de 15 de setembro de 2020, no Restaurante O Banquete, instalado no nobre bairro Meireles, em Fortaleza (CE). Foi a primeira vez que a Capital cearense viveu com festejos e gastronomia, uma verdadeira união da cultura nordestina com a tradição gaúcha.
Ornamentado e decorado por Roberto Alves e Jackson Braga, o espaço cumpriu com todas as medidas de segurança para evitar o contágio da COVID 19, a exemplo de aferição de temperatura, entrada e circulação no ambiente apenas de máscara e, ainda, álcool em gel à disposição dos convidados da empresa, como parceiros, fornecedores, familiares, amigos, digitais influencers e profissionais da imprensa cearense.
Regada ao vinho O Gaúcho que tem 40 anos de existência, a noite contou com um passeio pela cultura e gastronomia do Rio Grande do Sul, como também, menu envolvendo petiscos e o jantar de uma costela no bafo com arroz de carreteiro, assinados pela conceituada chef, radicada na Terra da Luz, Liliane Pereira, que traz em seu curriculum, uma larga experiência pelo Brasil e em países como Alemanha e Nigéria.
Na ocasião, a Chef Liliane Pereira e o diretor de marketing da Asa Branca, Diego Albuquerque, anunciaram em primeira mão, que, a partir de outubro próximo, o Banquete terá um happy hour, uma espécie de sunset, que é bem tradicional em Fortaleza. Tudo isso com O Gaúcho que relançará o Chopp de Vinho na Capital cearense. “Será um ponto de encontro da cidade e o chamariz do espaço”, previu Diego.
A organização da festa e a assessoria de imprensa ficaram a cargo do cerimonialista e jornalista, Jaime Costa, que teve o cuidado e os mínimos detalhes de preparar uma programação temática, a começar pelas uvas naturais distribuídas no Restaurante O Banquete. A animação do Dj Weberte Amarante (Leia-se In Moove) foi outro quesito que esteve em sintonia com a dupla comemoração aprovada pelo presidente da Asa Branca Bebidas, Marcus Gondim de Albuquerque.
É sabido que nos quatro cantos do mundo existe gente de todos os lugares. No Ceará não é diferente! Tem gaúchos natos que escolheram a Terra da Luz para morar e estiveram entre os convidados especiais da comemoração. São eles: Gabriela Poles, João Berlezi, Vanderlei Braga e Tânia Mara Morales, que prestaram os seus depoimentos sobre o Ceará e, ao final, brindaram o momento com uma taça de vinho O Gaúcho.
Pra fechar em alto estilo, a festa teve a apresentação do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza. “No início apresentamos a Tirana do Lenço, uma dança de casal, de conquista, uma herança da Argentina, que tem muita influência no Rio Grande do Sul”, disse Ricardo Veloso, um dos fundadores do Balé Folclórico que ainda ilustrou a noite com a beleza e as coreografias de danças tradicionais do Estado, como Pezinho, Tatu, Chimarrita Balão, Balaio, Bugio e Milonga.
Os inúmeros clicks da festa estiveram voltados também, para o Centro de Tradições Gaúchas, o CTG, que promoveu neste domingo (20.09), o 12º Encontro da Cultura Gaúcha no Estado do Ceará. Este ano, o evento em forma de Live aconteceu na Chácara Encanto das Anas, no bairro de Messejana, na Capital cearense.
“O Encontro, um churrasco com costelão no fogo de chão, contou com a exibição de vídeos do Grupo Os Serranos e o Gaúcho da Fronteira, das imagens da 11ª Edição e homenagem ao gaúcho, como também, apresentação da banda Os Guris do Sertão”, participações dos cantores Paulo Roberto, Dedim Gouveia e do Canto Nativo de Santa Catarina, que interpretou o Hino do Sul, além de declamações de poesias e danças típicas”, informou o presidente do CTG, no Ceará, Wanderlei Braga.
Créditos das Fotos: Divulgação, Luciano Rocha e Paulo Máximo