A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

O estilo e a marca do próximo presidente da Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira (8/12), o deputado estadual Evandro Leitão, do PDT, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Em votação secreta, os 44 parlamentares presentes deram apoio ao nome do candidato, em chapa única. Os deputados André Fernandes e Aderlânia Noronha estiveram ausentes da sessão e não votaram.

Atual primeiro-secretário, deputado de segundo mandato, Evandro Leitão
é nome ligado a Camilo Santana, de quem foi líder do Governo durante a
primeira gestão (2015-2018). O próprio Sarto, recém-eleito prefeito de Fortaleza, liderou o processo de sua sucessão, e apontou para a eleição de Evandro. Com 14 parlamentares, o PDT vai ocupar duas vagas na chapa.

Primeiro discurso

Após a eleição, Evandro Leitão, em seu primeiro pronunciamento oficial, afirmou que vai buscar a proximidade entre a Casa e a sociedade. O novo presidente também sinalizou, como esperado, o apoio irrestrito ao governo. “Vamos apoiar todas as iniciativas do Poder Executivo”, disse. O presidente eleito disse ainda que pretende estimular o uso do entorno da Assembleia para a realização de atividades de lazer e de empreendedorismo. “Essa casa termina essa eleição de forma pacífica, através de muito diálogo, onde cada um dos deputados desse parlamento foi ouvido”, concluiu Evandro Leitão.

Nos bastidores, um impasse 
Além de Evandro, os deputados Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque, todos do PDT, buscavam a indicação para a Presidência da Casa. Somente após muita articulação, o nome de Evandro foi aceito como consenso. Nos bastidores, um impasse: um acordo tácito havia sido feito para que nenhum dos membros da atual Mesa Diretora fosse candidato à Presidências da Assembleia. Evandro Leitão é o atual primeiro-secretário. Sérgio, Tin e Zezinho cobraram essa fatura. Questionado quanto ao acordo informal, Evandro, durante a coletiva se limitou a dizer que não tinha conhecimento nem participou de nenhum acordo. “Não participei de nenhum acordo desse tipo”, afirmou.

Deputados que manifestaram apoio a Evandro desde a primeira hora alegaram, ainda, que o Regimento Interno não prevê o que, supostamente, diria o acordo informal, provavelmente feito na eleição passada, que elegeu Sarto presidente da Casa.

Perfil
Evandro Leitão tem 53 anos de idade. Natural de Fortaleza, é graduado em
economia, pela Unifor, e em direito, pela FIC. É servidor público estadual
da Sefaz, concursado, onde é lotado como auditor-adjunto da Fazenda Estadual.
Candidatou-se, pela primeira vez, a deputado estadual, em 2010, quando
obteve menos de 32 mil votos. Com a derrota, foi indicado para assumir a
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, onde ficou
entre os anos de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do então governador Cid Gomes.

Já em 2014, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, com mais de 70
mil votos. Destacou-se, entre 2014 e 2018, como líder de Camilo Santana
na Assembleia Legislativa. Foi reeleito deputado estadual, sempre pelo PDT, com mais de 83 mil votos. O nome de Evandro começou a ganhar notoriedade, em níveis regional e nacional, desde 2008, quando foi presidente do Ceará Sporting Club, em sucessão ao colega Robinson de Castro. Conseguiu colocar as contas em dia. Acumulou títulos. Levou o time para a Série A do Brasileirão. Consolidou seu nome como gestor e líder.

Futuro

Ser presidente da Assembleia Legislativa é um posto estratégico: Roberto
Cláudio, atual prefeito de Fortaleza que finaliza o segundo mandato, e,
agora, o recém-eleito José Sarto, ambos do PDT, passaram pela Presidência da Casa e foram direto para disputa municipal. Antes, em 1995, Cid Gomes, em seu
segundo mandado como deputado estadual, aos 32 anos, é eleito presidente da Assembleia. Sai do comando da Casa para assumir a Prefeitura de Sobral, em 1997. Foi governador do Ceará por dois mandatos, de 2007 a 2014, e atualmente é senador.

COMPOSIÇÃO DA
MESA DIRETORA:

Presidente: Evandro Leitão (PDT);
1º vice-presidente: Fernando Santana (PT);
2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB);
1º secretário: Antônio Granja (PDT);
2º secretário: Audic Mota (PSB);
3º secretário: Erika Amorim (PSD);
4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP).

(Matéria de Capa – Edição de nº 73 – Jornal impresso “A Notícia do Ceará).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir