A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Observatório da Covid-19 aponta queda de casos e mortes

De acordo com dados do boletim extraordinário do Observatório Covid-19, o Brasil registrou queda no número de casos e de óbitos em decorrência da doença. Além disso, também foi observado uma redução das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28/04), pela Fundação Oswaldo Cruz.Segundo o boletim, o número de casos confirmados diminuiu à taxa de 1,5% ao dia, enquanto o de óbitos pela doença caiu 1,8% ao dia. Segundo a Fiocruz, isso mostra a tendência de uma ligeira queda, mas pelo menos no momento ainda não significa uma contenção da pandemia.

(Foto: Tânia Rêgo)

De acordo com os pesquisadores do Observatório Covid-19, o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números muito mais elevados de casos graves e de óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. “Esse conjunto de indicadores, que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo das próximas semanas.”

Diante desse cenário, os responsáveis pelo estudo alertam que a flexibilização sem um controle rigoroso das medidas de distanciamento físico e social pode retomar o ritmo de aceleração da transmissão, com a “produção” de novos casos, vários deles graves, e elevação das internações e taxas de ocupação de leitos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir