A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Operação “Duodecim” desarticula grupo criminoso carioca em Sobral

Com o intuito de desarticular grupos criminosos que buscam se estabelecer no Ceará, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a operação “Duodecim”. A ação foi destinada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como de mandados de prisão preventiva por crimes de organização criminosa e tráfico de entorpecentes. Segundo as investigações, os alvos pertencem a um grupo criminoso carioca com atuação em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos três mandados de prisão por tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc), unidade especializada da PCCE, com apoio investigativo do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), além do apoio operacional das delegacias Regional e Municipal de Sobral. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão por tráfico de drogas, apreendido um veículo e executados cinco mandados de busca domiciliar em Sobral. Um dos alvos estava em liberdade, enquanto dois estavam em unidades prisionais na Região Norte e na Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme as investigações, os alvos eram responsáveis pela articulação da distribuição de drogas em Sobral.

Em Fortaleza, equipes da Denarc prenderam o primeiro alvo, um homem de 36 anos, no bairro Granja Lisboa (AIS 02). Ele já possuía antecedentes por tráfico de drogas, furto qualificado e crime contra a fé pública. A captura ocorreu em uma via pública do bairro. Além disso, um veículo Chevrolet Ônix vermelho foi apreendido em uma via pública no bairro Monte Castelo (AIS 04).

O segundo alvo, um homem de 31 anos, que já respondia por roubo, tráfico de drogas e homicídio doloso, estava detido em uma unidade prisional na Região Metropolitana de Fortaleza.

A terceira prisão ocorreu em Sobral, onde uma mulher de 34 anos, apontada como uma das líderes do grupo criminoso de origem carioca, foi detida. Ela possuía um mandado de prisão preventiva em aberto e já tinha uma extensa ficha criminal por tráfico de drogas e homicídio doloso. A prisão foi realizada em uma unidade prisional no município.

A operação “Duodecim” tem como objetivo retirar de circulação membros de grupos criminosos que atuam na Capital, bem como nas Regiões Sul e Norte do Estado. O foco é desmantelar e desarticular esses grupos que migraram de outros estados para o Ceará, com ênfase na captura de líderes e seus principais auxiliares.

As denúncias são essenciais para potencializar as apreensões realizadas em todo o Ceará. Elas podem ser feitas através do número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou pelo WhatsApp no número (85) 3101-0181, por onde podem ser enviadas mensagens, áudios, vídeos e fotografias.

A Denarc também dispõe de canais diretos de comunicação para denúncias, por meio dos quais a população pode compartilhar informações sobre o tráfico de drogas no Ceará. As denúncias podem ser encaminhadas pelo contato de WhatsApp (85) 3472-1560, com garantia de sigilo e anonimato.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir