A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

PIB cearense cresce o dobro da média do país

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no primeiro trimestre de 2024 foi registrado um crescimento de 5,26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa mais que o dobro do PIB nacional, que comparando o mesmo período apresentou um aumento de 2,5%.

PIB cearense cresce o dobro da média do país
Foto: Thiara Montefusco

Comparando os primeiro três meses deste ano com o último trimestre de 2023, o PIB cearense cresceu 2,7%. Os números superaram novamente o índice nacional, que foi de 0,8%. Nos últimos quatro trimestres o PIB cearense também foi maior que o brasileiro. Respectivamente, os dados mostram 3,31% e 2,5%.

Em se tratando da previsão do PIB para o ano de 2024, a expectativa é que haja um aumento de 3,16%. O percentual supera a expectativa para o PIB do Brasil, que deve ser de 2,08%.

Os setores que são considerados na composição do PIB são serviços, agropecuária e indústria. Neste primeiro trimestre, o destaque ficou por conta da indústria, que apresentou um desempenho de 12,38% em relação ao mesmo período do ano anterior. O percentual supera o desempenho do setor a nível nacional, que foi de 2,8%. Em seguida, vem o setor dos serviços, com 3,87%, e agropecuária, com 2,07%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir