PUBLICIDADE

Poranga: Sítios arqueológicos serão objetos de estudo

Foto: Jaeger Pinho

 

O município de Poranga, a 347 km de Fortaleza, receberá uma equipe de arqueólogos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para estudar cinco sítios arqueológicos na cidade.

Os profissionais deverão visitar e analisar as localidades poranguenses de Sítio Novo, Fazenda Saco, Arraial, Pitombeira e Baixa Grande, onde já foram encontradas pinturas rupestres que remontam à era da Pré-História.

A notícia veio de encontro com um pedido de entidades do município que, há alguns anos, solicitaram ao IPHAN um estudo sobre as pinturas rupestres identificadas na cidade. Essa expectativa será, agora, contemplada no projeto do instituto destinado ao cadastramento dos sítios arqueológicos nas regiões da Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús.

 

Foto: Jaeger Pinho

 

A novidade está sendo acompanhada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Defesa Civil de Poranga. À frente da pasta, o secretário Jaeger Pinho acredita que o reconhecimento oficial destes espaços trará grandes benefícios à população.

“Além de conhecermos sobre a nossa pré-história, esse estudo vai colocar Poranga entre os municípios que possuem sítios arqueológicos. Além de ser importante para a preservação, isso tem o potencial de gerar emprego e renda com o turismo”, destaca Jaeger Pinho.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir