A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Prefeitura de Fortaleza certifica mais de 700 costureiras

Nesta terça-feira (24/09), a Prefeitura de Fortaleza celebrou a conclusão de cursos profissionalizantes para 717 costureiras, participantes dos Projetos Costurando o Futuro. O evento contou com a presença de Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico; Enzo Rissi, gerente do Senai Ceará; e Michelle Ribeiro, representante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE). Os presentes são parceiros dessa ação, que é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

A capacitação faz parte do programa “Costurando Juntas”, integrante do Projeto Costurando o Futuro, que busca aproveitar o potencial de cada bairro onde os ateliês colaborativos foram instalados. O objetivo é formar grupos produtivos locais que possam se inserir no mercado da moda.

Prefeitura de Fortaleza certifica mais de 700 costureiras
Foto: Divulgação

Durante quatro meses de formação, totalizando 150 horas de curso, as costureiras receberam treinamentos gerenciais e participaram da incubação de empreendimentos solidários. Segundo Michelle Ribeiro, o projeto não só capacita, mas também ensina as profissionais a posicionar seus produtos no mercado, promovendo a geração de renda e transformação social. “Quando uma mulher tem autonomia financeira ela passa a ter poder de escolha. E poder de escolha significa dignidade. Com isso ela proporciona mudança de vida para ela e para a família”, pontuou.

Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico, também comentou sobre a relevância do projeto. “A gente está entregando mais 700 certificados para que elas possam fazer uma produção em forma de cooperativas para venda direta para o público em geral. Este é um importante programa que muda a realidade da periferia de Fortaleza. Estamos estimulando que elas se ajudem. Que possam trocar experiências e, com isso, ajudar o crescimento de economias solidárias”, comentou.

Os ateliês funcionam com a lógica de coworking, oferecendo espaços colaborativos e gratuitos para atividades de corte e costura, voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 14 ateliês estão em operação nos bairros Bom Jardim, Vila União, Jangurussu, Vila Velha, Cristo Redentor, José Walter, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Canindezinho, Mondubim, Pici, Palmeiras e Antônio Bezerra. Uma unidade móvel está temporariamente instalada na região do Poço da Draga, atendendo até 18 de outubro de 2024.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir