A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta quarta-feira (15/10), durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, que pretende zerar a fila de espera por mamografias acumulada desde 2020 até agosto deste ano. Atualmente, cerca de 42 mil pacientes aguardam pelo exame na capital.
Segundo o prefeito Evandro Leitão, o objetivo é realizar todos os exames em até um ano. Para alcançar o objetivo, a Prefeitura instalou seis novos mamógrafos no Hospital Gonzaguinha (Barra do Ceará, José Walter e Messejana), no Hospital da Mulher e nas policlínicas dos bairros Jóquei Clube e Jangurussu. Tais equipamentos se somam aos sete já em funcionamento.

“Estamos fazendo parcerias com a iniciativa privada, com universidades e (os aparelhos) perdurarão. São parcerias que nós estamos fazendo com a iniciativa privada, especialmente com faculdades, universidades para que a gente possa estar fazendo essa instalação que na realidade já iniciou, essas instalações já iniciaram“, explicou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Riane Azevedo, informou que cerca de cinco mil pacientes já receberam mensagens de convocação via WhatsApp. O sistema permite que cada paciente confirme o dia e horário do exame pelo celular, garantindo a reserva do atendimento.
Além disso, todos os postos de saúde da Capital oferecem atendimento ginecológico. As mulheres podem solicitar o atendimento inicial com ginecologista aos agentes de saúde, desde que seus dados cadastrais estejam atualizados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.