A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Prefeitura lança seleção com indícios de irregularidade

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), recomendou nesta quinta-feira (26/01), que a Prefeitura de Chaval suspenda de imediato o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2023 em andamento no município. O edital de abertura das vagas contém uma série de possíveis irregularidades, tais como desrespeito ao teto salarial, ausência de critério objetivo de aferição de pontos para classificação dos inscritos.

 

Foto: Internet

 

Além da suspensão, a recomendação orienta que a Prefeitura contrate, caso necessário, apenas empregados temporários com base nas prerrogativas legais. Assim, é obrigatório que a contratação só ocorra em caso de necessidade temporária de excepcional interesse público e para atender situação emergencial e eventual. Além de recomendar que, nos próximos processos seletivos simplificados, a administração municipal adote critério objetivo de escolha dos selecionados e se abstenha de realizar seleções públicas para temporários quando houver candidato aprovado aguardando nomeação.

Em nota, o Ministério Público recomenda que o edital em trâmite seja adequado às previsões legais e constitucionais, como base de salário, carga horária, forma de provimento, critérios objetivos de escolha, dentre outros. O não cumprimento da Recomendação implicará a adoção, por parte do Ministério Público, das medidas judiciais cabíveis.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Chaval, uma série de denúncias foram feitas, e possíveis irregularidades no processo seletivo, especialmente no que diz respeito à ausência de critérios objetivos de classificação. A escolha dos candidatos seria feita por meio de entrevistas que foram marcadas para os dias 24, 25 e 26 de janeiro deste ano.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir