Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa opinou sobre as ações dos adversários políticos em favor da anistia a pessoas envolvidas no episódio do dia 8 de janeiro de 2023. Na avaliação do político, a extrema-direita deixa de lado a oportunidade de assumir uma postura propositiva para o Brasil para focar, unicamente, nesta pauta.
“O governo encara como algo que esse movimento não vai ter a participação como a extrema-direita propõe. Hoje, a extrema-direita só tem a pauta da anistia e não está preocupada em projetos, por exemplo, para a economia do Brasil”, opinou. De acordo com a avaliação pessoal de Humberto Costa, a extrema-direita também tenta passar uma imagem para disfarçar a real intenção desses movimentos.
Na visão do presidente do PT, pode existir um pedido de anistia aos envolvidos no ato do 8 de janeiro. No entanto, o objetivo maior é “livrar Bolsonaro” e pessoas que endossaram a tentativa de golpe. “A extrema-direita utiliza esse projeto que não tem o objetivo de anistiar essas pessoas que se envolveram em atos de vandalismo. Embora essas pessoas tenham passado meses em frente aos quartéis, em concentrações, pedindo a implantação da Ditadura Militar.
[…]
Eles pedem a anistia para essas pessoas, mas querem anistiar Bolsonaro e pessoas que financiaram [a tentativa de] o golpe”, afirmou. A declaração de Humberto foi concedida no podcast “Direto de Brasília “, uma parceria do jornalista Magno Martins com a REDE ANC.
Confira a declaração do presidente do PT:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)