A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Programa “Meu Celular” faz primeira entrega de celulares recuperados

A primeira entrega de celulares recuperados pelo Programa Meu Celular ocorreu nesta quarta-feira (22/05). A cerimônia foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e contou com a presença de diversas autoridades.

Na oportunidade, uma das vítimas de furto relatou a sua experiência. Segundo o homem, após ter o celular furtado na Praia de Iracema, um Boletim de Ocorrência foi registrado, mas sua esperança de reaver o aparelho foi intensificada após ter conhecimento da iniciativa. “Tinha só 20 dias que eu tinha comprado o celular, fiquei muito decepcionado e frustrado. Até fiz um seguro, mas não cobriu o tipo de furto que sofri. Tem que fazer o que é certo e acreditar realmente na efetividade da ação da Polícia Civil”, afirmou.

Até agora, mais de 500 celulares foram recuperados pelo programa e cerca de 300 ainda devem ser devolvidos nesta primeira entrega. As devoluções ocorrerão na sede da Polícia Civil, no Cisp, e os proprietários serão notificados antes de comparecerem para a retirada.

Programa "Meu Celular" faz primeira entrega de celulares recuperados
Foto: Helene Santos/Casa Civil

Programa “Meu Celular”

O programa Meu Celular foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará com o objetivo de auxiliar na recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa inclui uma plataforma digital e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

A plataforma Meu Celular já possui 12.317 usuários cadastrados e 5.690 dispositivos registrados, dos quais 5.097 estão sem alertas de perda, furto ou roubo, e 579 possuem alerta ativo. Para cadastrar-se, os usuários devem criar um perfil no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e a nota fiscal do aparelho.

Em caso de roubo, furto ou extravio, o usuário deve acessar a plataforma e registrar a ocorrência, ativando um alerta que inicialmente fica laranja por 72 horas. Após a formalização de um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI do aparelho, o alerta é convertido para vermelho, permanecendo assim até a recuperação do dispositivo.

Durante abordagens, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pode verificar os alertas ativos utilizando um aplicativo em smartphones nas viaturas. Caso um celular com alerta ativado seja encontrado, ele será apreendido e a situação será encaminhada à Polícia Civil do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários, que podem incluir prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, dependendo do caso.

Com a implementação do programa Meu Celular, o Governo do Ceará reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção dos direitos dos cidadãos, proporcionando um meio eficaz para a recuperação de dispositivos roubados e restabelecendo a confiança da população nas instituições de segurança.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir