A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Projeto H-Tec recebe R$34 milhões em investimentos em energias renováveis

Através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Governo do Ceará lançou nesta segunda-feira (06/05) o Projeto H-Tec. A iniciativa é voltada para o fortalecimento e qualificação de profissionais na área de energias renováveis. Com um investimento total de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o projeto prevê a abertura de laboratórios em 13 municípios e a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento.

“O que estamos construindo no Ceará é algo que vai mudar para sempre a economia do nosso estado. Nós estamos com esse desafio de construir a mão de obra para esse setor tão importante. Estamos mexendo na infraestrutura do Ceará, juntando esforços para a produção do conhecimento para que o estado possa ter um outro patamar”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Projeto H-Tec prevê capacitação em energias renováveis no Ceará
Foto: Tiago Stille / Casa Civil

O gestor afirmou ainda que, se todos os projetos de Hidrogênio Verde forem executados, isso representará quatro vezes mais produção de energia do que produzimos hoje. Com isso, para garantir mais mão de obra, no mínimo, 20% das vagas de formação deste projeto serão destinadas para as mulheres.

Dividido em três fases, o Projeto H-Tec tem como meta a formação de 1.050 multiplicadores nesta primeira etapa. O edital de seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado, com inscrições disponíveis a partir de 9 de maio até 17 deste mês pela internet.

Os 13 municípios que receberão os laboratórios de energias renováveis são Acaraú, Amontada, Cedro, Fortaleza, Fortim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixeramobim, Quixeré, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.

O presidente do Centec, Acrísio Sena, destacou a união de esforços para a realização do Projeto H-Tec. “Aqui nós temos a academia, empresários e trabalhadores. Esse acúmulo de trabalho por muitas mãos deu esse impulso para a chegada do H-Tec, um grande momento para que a gente possa trazer a pauta das energias renováveis para o campo da capacitação”, disse.

Por sua vez, o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, ressaltou o impacto do H-Tec nos próximos anos para o Ceará e os cearenses. “É bom que todos entendam que esta ação pensa no longo prazo. Essa é a primeira grande ação, uma ação de formação técnica. Mas ela se desenvolverá para a graduação, para a pós-graduação e para a produção científica nessa área. Então, este é um projeto de longo alcance que começa hoje com a formação tecnológica”, comentou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir