A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Projeto prevê Língua Brasileira de Sinais como critério de desempate em concursos públicos no Ceará

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, prevê a utilização da língua Brasileira de Sinais (Libras) como critério de desempate para classificação em concursos públicos e outros processos seletivos no estado. O objetivo é estimular a capacitação dos profissionais do serviço público para o atendimento a pessoas com deficiência.

(Foto: Reprodução / Internet)

De acordo com o autor do projeto, deputado Fernando Santana (PT), a medida é também uma forma de estimular que os interessados busquem adquirir outros conhecimentos, além de promover acessibilidade para que pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar e receber as devidas informações.

“Nas repartições públicas, a falta de servidores com capacitação para entender e se fazerem entender acaba prejudicando o atendimento desse tipo de público, o que dificulta o exercício de sua cidadania”, justifica.

Após aprovação do projeto

Se aprovado, os editais de concursos públicos e processos seletivos para preenchimento de cargos, no âmbito do Estado do Ceará, contemplarão o conhecimento de Libras como critério de desempate, sem prejuízo de outros, salvo em prova de títulos.

A capacitação dos profissionais será comprovada pela apresentação de certificado de proficiência, em conformidade com a legislação federal, até o último dia da inscrição do certame.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir