A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Projeto Renda Gera Renda começa as aulas nesta segunda-feira (20)

Nesta segunda-feira (20), se dá início o projeto Renda Gera Renda, reunindo designers e mestres artesãos, e oferecendo uma imersão no universo do design artesanal em aulas nos municípios cearenses.

O projeto é uma colaboração entre Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo como objetivo fortalecer e desenvolver o artesanato local. As capacitações começam às 13 horas, acontecendo simultaneamente em 12 municípios selecionados, distribuídos entre o Litoral Oeste e Leste do Estado: Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Itarema, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.

Coordenadora da Célula de Cidadania e Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Renata Ladeia, irá visitar todos os municípios, começando por Aquiraz e Cascavel já nesta segunda-feira (20).

As aulas serão realizadas de segunda a sexta, com 4 horas de aula por dia, durante oito semanas. Ao fim do curso, programado para acontecer em junho, é previsto acontecer um desfile para as participantes apresentarem seus projetos finais, onde as s rendeiras irão elaborar uma coleção através do tema “Renda-se ao Mar”, inspirada nos oceanos, e buscando capturar a riqueza e a beleza das paisagens marítimas cearenses.

O desfile de encerramento também tem como objetivo celebrar o trabalho e a criatividade das artesãs, além de servir como oportunidade para enfatizar a importância da preservação ambiental e cultural dos oceanos.

Lançado no dia 25 de abril na Alece, o projeto Renda Gera Renda tem como objetivo principal a capacitação de rendeiras que já atuam na atividade, assim como a formação de novas artesãs. A iniciativa busca promover o desenvolvimento profissional delas e preservar e valorizar a rica tradição da renda cearense, destacando-se como um importante impulsionador da economia local e do patrimônio cultural do Estado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir