Intitulada de “Pequenos Autores”, uma iniciativa tem revolucionado a educação infantil no interior do Ceará. Realizado em Poranga, a 300km de Fortaleza, o projeto social abre espaço para que crianças possam lançar livros de sua autoria. Idealizado pelo professor Thyelisom Marques, a criatividade busca incentivar o protagonismo literário dos “pequenos autores” que integram o projeto social, contando com crianças a partir de sete anos de idade produzindo o próprio livro.
Um dos pontos altos da ação ocorreu no dia 27 de dezembro de 2024. Na ocasião, foi realizado um evento para uma noite de autógrafos, que reuniu os autores, familiares e demais membros da sociedade de Poranga para o lançamento das obras literárias.
Segundo Thyelisom Marques, a cerimônia destacou a importância da educação como uma poderosa ferramenta de transformação social. “Esse trabalho representa a esperança de um resgate cultural, provando que crianças podem ser verdadeiros agentes de mudança e inspiração em sua comunidade”, enfatizou.
A momento, o único apoio para o projeto advém dos pais dos alunos. Ainda assim, segundo o autor, a ideia é expandir a iniciativa para outras cidades da região. Para Thyelisom, o “Pequenos Autores” já pode ser considerado um modelo a ser seguido, representando um avanço significativo para que as crianças de qualquer município possam expressar suas vozes.
Para 2025, o professor pretende anunciar novidades, trabalhando também com destaque para a inclusão. “Neste ano teremos alunos com deficiência escrevendo seus livros. Teremos três alunos que terão essa oportunidade. A gente pretende levar para outras cidades, pela importância e valor que gera na comunidade local. Em Poranga, está provado que a iniciativa foi um sucesso”, afirmou em entrevista à REDE ANC.