A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Quatro municípios cearenses entram em situação de emergência devido à falta de chuvas

Nesta quinta-feira (22/02), a Defesa Civil Nacional anunciou o reconhecimento da situação de emergência em localidades afetadas por diversos desastres naturais. Segundo os dados divulgados, em meio a lista estão quatro municípios cearenses.

Conforme o levantamento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Aiuaba e Salitre enfrentam a seca. Enquanto isso, Itatira e Quixeramobim estão em estiagem.

Quatro municípios cearenses entram em situação de emergência devido à falta de chuvas
Foto: Honório Barbosa/SVM

Com o reconhecimento, as cidades afetadas estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Para realizar a solicitação basta acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados com base nas informações enviadas nos planos de trabalho. Em posse desses dados e após a aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Demais localidades

Os cenários apresentados pela Defesa Civil Nacional variam e são contrastantes entre si. Nos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, Rondônia e Roraima, alguns municípios enfrentam estiagem. Enquanto isso, no Piauí há a presença de seca.

Em contrapartida, no Rio Grande do Sul as cidades foram atingidas por chuvas intensas. Nesse mesmo cenário se encontra Minas Gerais e Rio Grande do Norte, que são os únicos a apresentar dois extremos diferentes: seca e temporal.

No Amapá, a realidade se trata da situação de emergência por doenças infecciosas virais. Segundo o Ministério da Saúde, são 195 casos num município de quase 13 mil habitantes.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir