Neste sábado, 3 de agosto, Quixadá, a maior cidade do Sertão Central, assistiu a uma grande convenção do PSD no Comercial Sport Clube, no centro da cidade. Mais de cinco mil pessoas compareceram ao evento, onde foi confirmada a candidatura à reeleição do médico cardiologista Ricardo Silveira (PSD). A convenção também marcou o anúncio de Marcelo Ventura como candidato a vice-prefeito.
A competição para a Prefeitura de Quixadá será acirrada, com dois principais candidatos disputando o cargo. Na última segunda-feira, 29 de julho, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o Professor Vitor Marques, filho do ex-prefeito Ilário Marques, como seu candidato, com o apoio do Governador Elmano de Freitas.
O evento deste sábado demonstrou o clima eleitoral na cidade, com a maior convenção já registrada em Quixadá, apelidada de Terra dos Monólitos. Diversas caravanas se dirigiram ao local, e comerciantes aproveitaram para vender blusas nas cores da campanha (amarelo e azul). Além de uma massiva presença de apoiadores, a convenção contou com a presença de várias figuras políticas.
O deputado estadual Osmar Baquit (PDT), o deputado federal Domingos Neto (PDT) e Domingos Filho (PDT) reforçaram seu apoio à reeleição de Ricardo Silveira durante o evento. A cidade foi tomada por uma onda amarela e azul, marcando um momento histórico na política local, com várias lideranças que anteriormente estavam em campos opostos agora aderindo à campanha do atual prefeito.
Inicialmente, três pré-candidatos foram apresentados à população: o Professor Vitor Marques (PT), Ricardo Silveira (PSD) e o advogado Sérgio Onofre (União). No entanto, Sérgio Onofre retirou sua candidatura e lançou sua esposa, a professora Patrícia Onofre, como candidata a vice na chapa do PT. Após a convenção, o PSOL emitiu uma nota anunciando a retirada de seu apoio ao candidato do PT, Professor Vitor Marques.
Confira abaixo a nota completa divulgada pelo PSOL
Compreendemos que Quixadá é uma das poucas cidades no Brasil em que a organização das categorias sociais, em especial da classe trabalhadora, transfere sua base ideológica para a construção de políticas que transformam a vida de seus povos, com sinais muito claros na mudança de realidade dos mais vulneráveis. O PSOL de Quixadá é um instrumento de luta e não apenas um partido como alguns outros que se apresentam e se apoiam no povo para dele tirar vantagens. Significa afirmar que não fazemos negociações ou acordos de conveniências. Os resultados eleitorais não são nossos objetivos fundamentais. Estivemos propondo a formulação de um modelo de governança participativa para a cidade de Quixadá. Não temos dúvidas de que nosso município carece de um sistema de governo local sustentado na construção coletiva, em que a escuta sobre as problemáticas seja a principal tarefa do gestor enquanto princípio para a elaboração de suas práticas administrativas. Infelizmente, por interesses externos ao nosso partido, o projeto em desenho foi remodelado com adição de pautas contraditórias ao que defendemos. Nós do PSOL não nos alinhamos, não fazemos gestos para aqueles que apoiam e são apoiados por quem retira direitos da classe trabalhadora, discrimina os diversos e vende ilusões. Consideramos que esse envolvimento é um equívoco tático que custa muito caro para a classe trabalhadora. Neste sentido, viemos a público informar que estamos nos retirando do grupo político que tratava da articulação da pré-candidatura a prefeito de Quixadá encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores – PT, considerando que a decisão tomada por essa agremiação na composição final da chapa majoritária que concorrerá nestas eleições que se aproximam, é contraditória para com as práticas políticas de nosso partido. É fato que lamentamos não concluir o projeto original desenhado, pois sabemos da carência em que passa a cidade em se tratando de modelo de gestão. No entanto, conclamamos aos nossos simpatizantes a não perder de vista o sonho pelos seus ideais, e que no futuro muito breve possamos novamente dialogar sobre outros projetos.
Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade de Quixadá.