PUBLICIDADE

Quixadá entra na lista de municípios investigados por suspeita de gripe aviária

O município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, conhecido como um dos principais polos da produção avícola da região, está entre os 18 municípios brasileiros sob investigação do governo federal por suspeita de casos de gripe aviária. A informação consta no último boletim divulgado no último domingo (26) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além de Quixadá, outros dois municípios cearenses também aparecem na lista: Salitre, no interior do estado, e Icapuí, no litoral. As investigações seguem em andamento, com coletas de amostras sendo realizadas, mas ainda sem resultados laboratoriais conclusivos, conforme a atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, às 13h deste domingo.

Em todo o país, as suspeitas envolvem diferentes contextos: dois casos em ambientes comerciais – uma granja em Ipumirim (SC) e um abatedouro em Aguiarnópolis (TO); onze casos com aves de subsistência, entre eles os de Quixadá e Salitre; e cinco envolvendo aves silvestres, caso de Icapuí.

Apesar das investigações em curso, até o momento o Brasil registra apenas um caso confirmado de gripe aviária H5N1 no sistema de avicultura comercial. O governo federal iniciou na última quinta-feira (22) a contagem de 28 dias sem novos casos – prazo necessário para que o país possa retomar seu status sanitário internacional e ser novamente declarado livre da doença.

A gripe aviária é uma enfermidade altamente contagiosa entre aves e pode afetar gravemente a produção avícola, com impactos econômicos significativos, especialmente em municípios como Quixadá, onde o setor tem peso importante na economia local.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir