A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Rede de Festivais de Arte e Cultura é oficializada para fortalecer eventos

Mais de 40 festivais realizados no Ceará decidiram oficializar uma iniciativa que já vinha sendo articulada informalmente nos bastidores. Esses eventos, que abrangem uma variedade de linguagens artísticas, uniram forças para enfrentar desafios comuns e buscar soluções coletivas. Agora, essa colaboração ganha um nome e uma estrutura formal: a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará.

A cerimônia de lançamento será no dia 29 de março e ocorrerá como parte da programação da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá em Fortaleza e em outras quatro cidades, de 28 de março a 7 de abril. O evento contará com a presença de importantes figuras do cenário cultural, como Luisa Cela, Secretária da Cultura do Estado do Ceará; Lauro Matos, Analista de Patrocínio da Petrobras; Rachel Gadelha, Presidente do Instituto Dragão do Mar; além de representantes dos festivais que compõem a Rede Face.

A motivação para a criação da Rede foi a necessidade de catalogar e conhecer os diversos festivais nas mais diversas áreas artísticas, incluindo música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes plásticas e cultura popular. Essa iniciativa visa encontrar soluções para a crise enfrentada pelos eventos culturais devido à falta de apoio permanente por parte das políticas públicas, o que muitas vezes resulta na interrupção ou impossibilidade de manutenção desses festivais no calendário cultural do estado.

Rede de Festivais de Arte e Cultura é oficializada para fortalecer eventos
Foto: Reprodução

O Grupo de Trabalho da Rede Face, composto por realizadores de festivais, ressalta o papel fundamental da arte e da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e rica. Nesse sentido, a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará surge como uma plataforma colaborativa para o desenvolvimento de indicadores culturais relevantes para a economia criativa, possibilitando a formulação de políticas públicas direcionadas e eficazes.

Além disso, a Rede Face pretende fortalecer e promover os festivais em suas particularidades, unindo esforços para ampliar o impacto positivo desses eventos nas comunidades locais e regionais. Esta iniciativa representa um passo importante na valorização e no fomento da cultura no estado do Ceará.

Serviço

Lançamento da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará 

Data: 29 de março

Horário: 18h

Local: Foyer do Theatro José de Alencar

Mais informações sobre a Bienal no site e no Instagram.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir